2024/01/31

TikTok aposta nos vídeos longos e formato horizontal

Depois de ter dominado o mundo com os seus vídeos curtos verticais, o TikTok entra numa nova fase de ofensiva ao YouTube com vídeos mais longos e horizontais.

O TikTok vai ser certamente um caso de estudo para o futuro, de como conseguiu "infiltrar-se" num segmento que parecia estar já dominado por gigantes inatingíveis. Depois de ter começado com vídeos de curta duração gravados na vertical, o TikTok foi-se expandindo para vídeos cada vez mais longos, e agora assume-se como potencial alternativa ao YouTube tradicional ao incentivar que os criadores publiquem vídeos com maior duração e em formato horizontal.

Estes vídeos terão direito a promoção adicional oferecida pelo TikTok, aplicando-se aos criadores que já estejam na plataforma há mais de três meses, e excluindo vídeos políticos ou publicitários.

Um efeito imediato que isto poderá ter é que os criadores que usam ambas as plataformas poderão facilmente publicar os vídeos que eram destinados ao YouTube no TikTok sem qualquer trabalho de edição adicional. E apesar do YouTube também estar a incentivar fortemente o uso do seu Shorts em resposta ao TikTok, este parece continuar a ter vantagem a nível de manter os utilizadores colados ao ecrã com o seu algoritmo de sugestão de vídeos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)