OnePlus tenta justificar ficar pelos 5 anos de actualizações em vez de sete; Google Maps para Android segue versão iOS e mostra estado do tempo e qualidade do ar; Xiaomi revela Xiaomi 14 Ultra a 25 de Fevereiro em Barcelona; Apple testa Vision Pro com múltiplos ecrãs virtuais; e vulnerabilidade crítica no Mastodon permitia roubar contas.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.
WhatsApp com inbox separada para serviços externos
O WhatsApp é um dos serviços que, por exigência do DMA europeu, vai ter que permitir a integração com serviços de mensagens concorrentes, mas vai atirar esses serviços para uma inbox separada das mensagens entre utilizadores WhatsApp.A empresa diz que isso é necessário por motivos de segurança e de funcionalidades diferentes, e - para que isso não pareça ser uma medida anti-concorrencial - diz que isso também aconteceria no caso do WhatsApp passar a gerir as SMS, que ficariam numa inbox separada para minimizar confusões. De qualquer modo, esta exigência poderá ser extremamente positiva, a nível de quebrar a tendência dos serviços tentarem aprisionar os utilizadores dentro das suas paredes. Esperemos que daqui por uns anos esteja implícito que qualquer serviço de mensagens poderá comunicar com qualquer outro serviço de mensagens, em vez de se criarem os silos de quem fala pelo WhatsApp, ou pelo iMessage, ou pelo Messenger, etc.
DALL-E 3 vai usar watermarks
Com a polémica crescente sobre a geração de imagens usando sistemas AI, a OpenAI anuncia que o seu Dall-E 3 irá passar a adicionar watermarks C2PA nas imagens geradas.A medida deverá ser bem acolhida, mas a OpenAI refere desde logo que estes watermarks podem ser removidos, tanto deliberadamente como também acidentalmente, pelo que não são uma solução 100% eficaz para acabar com o problema das imagens abusivas geradas via AI. Aliás, quem se dedicar à criação desse tipo de imagens também estará mais informado sobre as formas de remoção deste tipo de informação, para esconder ao máximo a sua proveniência.
"Tapeçaria" denuncia trabalhos escritos por AI
Com alunos (e não só) a recorrerem cada vez mais à assistência dos modelos AI para escreverem trabalhos, começam a surgir algumas palavras chaves que podem denunciar a sua utilização.A palavra "tapestry" (tapeçaria), a par de outras como "Beacon", "Comprehensive curriculum", "Esteemed faculty", "Vibrant academic community", e outras, tornaram-se em palavras chave que desde logo acautelam para a possível utilização de ferramentas AI. A palavra "tapestry" é, actualmente, sinal quase 100% eficaz de que um trabalho em inglês foi escrito pelo ChatGPT.
Claro que, assim que estas palavras começam a ficar conhecidas, é também simples pedir aos modelos AI para que não as utilizem, ou pedindo-se que reescrevam o texto com base em regras que tornem mais difícil a sua detecção. Mas, na maioria dos casos, será sempre necessário que a pessoa em questão tenha o cuidado de ler aquilo que foi produzido e assegurar que é algo que pareça ter sido escrito por si.
Curtas do dia
- Spotify supera os 600M de utilizadores
- Android Reading Mode funciona no Gmail e redes sociais
- YouTube diz que Shorts já atingem 70B de visualizações por dia
- Países e empresas endurecem posição contra spyware* - *que não seja o seu
Resumo da madrugada
- Coluna BT Tronsmart T7 Lite a €26
- Files by Google perde barra inferior
- Exynos 2400 não receia o Snapdragon 8 Gen 3
- Extensão tomadas inteligente com WiFi a €20
- LumaFusion para Android ganha funcionalidades
- Xiaomi revela Xiaomi 14 Ultra a 25 de Fevereiro
- Vulnerabilidade no Mastodon permitia roubar contas
- Apple testa Vision Pro com múltiplos ecrãs virtuais
- OnePlus tenta justificar os 5 anos de actualizações
- Google Maps para Android com estado do tempo e qualidade do ar
Curiosidade do dia: Nikola Tesla nasceu em 1856 e foi um prolífico inventor nas áreas da física, mecânica, electricidade e ondas electromagnéticas. As suas patentes na área da corrente alternada tiveram grande peso na sua adopção para as redes de distribuição eléctrica, vencendo as propostas de utilização de corrente contínua propostas por Edison.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)