2024/02/21

Notícias do dia

Baterias dos iPhone 15 têm o dobro da longevidade dos modelos anteriores; ChatGPT começou a dar respostas "alucinadas" durante a noite; WhatsApp ganha formatação de listas, citações e código; como ver o histórico de notificações em Android; e autoridades desmantelam rede do LockBit ransomware e lançam descodificador gratuito.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Gemini é "demasiado inclusivo" na geração de imagens

A Google está a ajustar o sistema de geração de imagens do seu modelo AI Gemini. Quando se pedem imagens que retratem períodos históricos, o modelo AI da Google parece esforçar-se por ser racialmente inclusivo, mesmo quando isso resulta em imagens pouco prováveis.

Um pedido de uma imagem que representasse um casal na Alemanha em 1802, resultou em imagens com nativos norte-americanos, ou casais com pessoas asiáticas e africanas - louvável, sim, mas pouco representativo de um casal germânico de 1802.
Mais uma vez, fica demonstrado que os actuais sistemas AI funcionam bem... se estiverem a ser utilizados por alguém que consiga validar se os seus resultados estão realmente correctos ou não.


Vulnerabilidade no ConnectWise é "embaraçosamente fácil" de explorar

Investigadores descobriram uma falha no software de acesso remoto ConnectWise que dizem ser embaraçosamente básica e que tem estado a ser usada activamente em ataques.

Qualquer vulnerabilidade é preocupante, mas ainda mais quando se trata de algo numa ferramenta de acesso remoto e que dá acesso total a milhares de sistemas que o utilizem. Neste caso, os investigadores referem que seria fácil aceder a centenas de milhares de contas, e que ainda existiam cerca de 9 mil servidores ConnectWise que estavam vulneráveis, cada um deles facilitando o acesso indevido a milhares de pontos de acesso de clientes. Avisam ainda para que, devido a esta falha, seja provável depararmos-nos com uma imensa vaga de ataques ransomware nas próximas semanas.


FDA alerta contra smartwatches ou anéis para diabéticos

Nos EUA, a FDA sentiu a necessidade de emitir um alerta a relembrar que, actualmente, não existe nenhum smartwatch ou smart ring que tenha um sistema fiável de medição não invasiva dos níveis de glucose no sangue.

Aparentemente, há fabricantes que têm exagerado nas capacidades dos seus produtos, dizendo que o conseguem fazer - mas isso é algo em que muitos grandes fabricantes têm tentado fazer, há anos, ainda sem sucesso. Faz-me lembrar um smartwatch económico que testei há alguns anos, e que dizia ter detecção dos níveis de raios UV. Afinal, essa "capacidade" limitava-se a ser a apresentação dos valores obtidos de algum site de informação meteorológica, e não qualquer sensor que tivesse efectivamente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Windows 95 podia demorar três minutos, ou mais, a arrancar num PC da altura (com CPU Intel 486). Algo que põe em perspectiva a falta de paciência para que um computador moderno arranque em segundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)