2024/02/16

Portugal é o país que menos dados móveis gasta

Demonstrando o triste panorama dos dados móveis em Portugal, ficamos no final da tabela num grupo de 39 países.

Enquanto por cá vemos os nossos operadores a vangloriarem-se pelas fantásticas velocidades que disponibilizam - as mais rápidas da Europa, dizem - o que não vemos é qualquer referência aos arcaicos tarifários que nos deixam na cauda da europa em termos de custo desses mesmos dados. Custos esses que estão directamente ligados aos resultados deste estudo, que revela que Portugal é o país que menos dados usa por cartão SIM.

Portugal fica no fundo da tabela com uma média de cerca de 5 GB de dados móveis por cartão SIM, cerca de metade do que se tem em Espanha, um terço dos 15 GB usados em França, e sem comparação possível com a Finlândia, que atinge perto de 45 GB de dados móveis por utilizador.
Este é um gráfico que se torna bastante mais revelador do (triste) panorama nacional, muito mais do que anunciar as "maiores velocidades da Europa"; e que mostra o quanto os consumidores portugueses têm sido penalizados pela falta de verdadeira concorrência no sector, que estabilizou num sistema tripartido onde cada operador se limita a replicar os tarifários dos seus concorrentes.

Por tudo isto, esperamos com ansiedade a chegada de um novo operador que possa desiquilibrar a situação, e que também permita aos portugueses saírem do ciclo viciado em que não têm reais alternativas para demonstrar o seu descontentamento com o seu operador de telecomunicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)