2024/02/22

Signal lança nomes de utilizador para esconder números de telefone

O serviço de mensagens Signal está finalmente a disponibilizar a identificação por nomes em vez de exigir o uso do número de telefone.

Serviços de mensagens que usam o número de telefone podem facilitar o processo de adesão face aos que usam o habitual processo de criar conta usando email, mas inevitavelmente acabam por também ser penalizados por obrigarem os utilizadores a revelarem os seus números de telefone a pessoas e serviços que, tendo a opção, prefeririam não o fazer. Isso é algo em que o Signal tem trabalhado, e que agora parece estar prestes a lançar para todos os utilizadores.

Os utilizadores passarão a ter o seu número de telefone escondido (excepto para as pessoas que já tenham o seu número na lista de contactos), passando a identificação a ser feita por um nome criado pelo utilizador (que pode ser diferente do nome que aparece no seu registo e na identificação das mensagens), e que também pode ser facilmente partilhado via QR Code.
Adicionalmente, os utilizadores terão acesso a novas opções que indicam quem é que poderá ver o seu número de telefone, e também quem é que poderá pesquisar pelo seu número de telefone. Neste último caso, se se escolher "ninguém", mesmo que se esteja no serviço e alguém pequise pelo seu número, apenas verão a mensagem de convidar esse número para aderir ao Signal - assim evitando denunciar que o utilizador já está no Signal.

Estas novidades estão a ser testadas na versão beta, mas o Signal diz que chegarão a todos os utilizadores ao longo das próximas semanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)