2024/02/24

Transição para o 5G mais rápida que a do 4G

A transição para a era 5G está a ser feita de forma mais rápida que as anteriores transições para o 3G e 4G.

Ainda parece que foi ontem que tínhamos as empresas de telecomunicações a anunciar o 3G como a entrada na era "móvel" (o que era verdade, considerando que o acesso à internet nos tempos do 2G era algo verdadeiramente desesperante). O 3G acabou por dar lugar ao 4G (que nos primeiros tempos era conhecido por ser grande gastador de bateria), e quando o 4G começou a assentar já estavam as operadoras a incentivar (fortemente) a mudança para o 5G.

Bem, esse incentivo parece ter resultado, tendo bastando menos de 5 anos para se terem vendido 2 mil milhões de smartphones 5G - face aos mais de 6 anos que foram necessários para atingir este volume na transição para o 4G. E nesta transição para o 5G, as marcas dominantes são a Samsung e a Apple, responsáveis por metade deste volume.
Pelo menos a este nível estamos muito melhor posicionados do que no uso dos dados móveis, ficando no grupo de países em que os smartphones 5G representam 70-80% das vendas, a par da Espanha, Itália, Hong Kong, Taiwan, e outros. No grupo da frente, com mais de 80%, temos a China, EUA, Japão, Alemanha, França, e outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)