2024/03/12

Brave para iOS cresce 50% com ecrã de selecção de browser

As mudanças no iOS impostas pelo DMA Europeu já estão a surtir efeito no número de downloads do browser Brave.

Com a actualização para o iOS 17.4 que inicia a era de cumprimento da Apple com a exigência do Digital Markets Act (DMA), os utilizadores de iPhones na Europa passam a ver um ecrã que apresenta diversas opções de browsers alternativos (ao estilo do que em tempos aconteceu com o Windows). E embora ainda nem sequer tenha passado uma semana, a Brave já começou a sentir o efeito dessa alteração, com um aumento de mais de 50% no número de downloads diários.
O ecrã de escolha de browsers apresenta uma selecção de browsers, por ordem aleatória para não beneficiar nenhum em particular.

De notar que, por agora, estes browsers ainda são os "pseudo-browsers" que são obrigados a usar o WebKit disponibilizado pelo iOS, mas em breve teremos browsers verdadeiramente alternativos que podem usar os seus próprios motores - embora sejam penalizados por não poderem suportar Web Apps, que a Apple começou por remover completamente do iOS, e depois adicionou mas de forma exclusiva para os browsers que usarem o seu WebKit.

Recentemente a Apple também disse que iria permitir a instalação de apps directamente de sites sem app store, mas com uma série de requisitos que continuam a deixar que a Apple continue a controlar todas as apps que chegam ao iOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)