2024/03/23

EUA recuperam $2.3M em criptomoeda de conta fraudulenta na Binance

O Departamento de Justiça norte-americano conseguiu recuperar 2.3 milhões de dólares em criptomoeda de uma conta envolvida em esquemas fraudulentos.

A conta da Binance era usada num esquema conhecido por "pig butchering" (abate do porco), em que os criminosos criam uma relação de confiança com a vítima através das redes sociais e serviços de mensagens, para os convencerem a fazer investimentos em plataformas falsas de criptomoedas. As vítimas pensam que o valor investido permanece sob o seu controlo, e têm acesso a um saldo virtual que mostra o "investimento" a dar-lhes retorno, até ao momento em que tentam levantar o seu dinheiro. Nessa altura ainda se sujeitam a um golpe final, em que lhes é pedido um pagamento avultado adicional, como "comissão de levantamento". Obviamente, quer paguem ou não, a única certeza é que nunca mais irão ver o seu dinheiro.

Esta conta da Binance foi descoberta no decorrer de uma investigação de uma queixa feita por uma vítima que perdeu 400 mil dólares (!) num destes esquemas. Investigações das transacções feitas vieram a revelar mais 36 pessoas que tinham sido vítimas deste mesmo grupo ou indivíduo.

Neste caso, cada vítima perdeu em média 62 mil dólares, que agora poderão recuperar, evitando o pior desfecho de uma ruinosa experiência. O FBI estima que este tipo de fraude rouba mais de 2 mil milhões de dólares anualmente, só nos EUA. Convém por isso estar informado, e espalhar a palavra pelas pessoas que puderem ser mais vulneráveis a este tipo de esquemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)