2024/03/23

Micro-consola Pong de bolso com ESP32

Perfeito para quem se quiser aventurar no mundo dos ESP32, eis como criar uma micro-consola Pong de bolso que se pode levar para todo o lado.

Hoje em dia temos o (muitas vezes subestimado) privilégio de andar com verdadeiros super-computadores no bolso, que quase nos fazem esquecer o fascínio das primeiras gerações de jogos electrónicos. O Pong encantou e deliciou gerações, e agora temos oportunidade de o relembrar através deste curioso projecto Pocket Pong.

Usando uma quantidade assombrosamente reduzida de peças: caixa impressa em 3D, um micro-módulo ESP32, micro-ecrã OLED (128x64), bateria (600 mAh), dois potenciómetros, buzzer, e interruptor; vemos como é extraordinariamente fácil replicar algo que, há muitas décadas atrás, necessitava de uma motherboard carregada de componentes electrónicos com área superior à de uma folha A4.
E embora seja possível jogar Pong com um amigo num smartphone, se há coisa que os smartphones não podem replicar é a satisfação de controlar o jogo usando botões físicos rotativos. Algo que só poderia ser superado pela trackball gigante usada na máquina original do Missile Command. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)