2024/03/04

Google Drive melhora streaming de vídeos

A Google está finalmente a resolver o problema com o streaming de vídeos no Google Drive.

Se achavam ridículo que, a mesma empresa que nos disponibiliza o YouTube, não fosse capaz de nos mostrar os nossos próprios vídeos no Google Drive de forma idêntica, não estavam sós. A experiência de visualização de vídeos guardados no Google Drive é sofrível, normalmente demorando longos segundos até que comecem a ser reproduzidos, e depois disse estando frequentemente sujeitos a interrupções, mais pronunciadas em vídeos 4K.

Agora, a Google diz estar a aplicar o sistema DASH (Dynamic Adaptive Streaming over HTTP) aos vídeos no Google Drive. Este sistema faz a codificação do vídeo de forma a possibilitar um bitrate adaptativo que tem em conta as condições da ligação, disponibilizando maior qualidade quando possível, ou reduzindo a qualidade quando a ligação é mais fraca - ao estilo do que acontece em praticamente todos os serviços de streaming modernos, do YouTube à Netflix.

Como tal, a Google diz que os utilizadores poderão começar a ver vídeos de forma bastante mais rápida sem a habitual demora inicial, e também deixar de ver as pausas para carregamento durante a visualização, tanto em velocidade normal como em playback acelerado. O único "problema" é que este sistema começará a ser aplicado apenas nos novos vídeos que forem guardados no Google Drive a partir de agora; os vídeos que já lá estiverem irão sendo convertidos de forma faseada até ao final do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)