2024/03/25

iOS 18 vai deixar colocar apps em qualquer ponto do ecrã

Após quase duas décadas, os utilizadores de iPhones vão finalmente poder colocar as apps nos sítios que quiserem.

Os utilizadores de iPhones vão finalmente ter a liberdade de fazer algo que nos Android é possível desde sempre. Com a chegada do iOS 18 vamos ter algumas alterações a nível do ecrã principal, com uma das grandes novidades a ser a possibilidade de posicionar os icons das apps em qualquer ponto do ecrã.

Desde o início que o iOS se tornou conhecido por evitar as apps escondidas numa gaveta, fazendo com que todas as apps instaladas aparecessem obrigatoriamente no ecrã principal. Só que isso era feito de forma automática, e embora os utilizadores pudessem reposicionar os icons pela ordem pretendida, não tinham (nem têm ainda) a possibilidade de deixar espaços livres, fazendo com que todas as apps tenham obrigatoriamente que começar por encher uma linha antes de passar para a linha seguinte - e quando se retira uma app, todas as outras são reposicionadas para que não haja espaços livres (o que se pode tornar bastante incómodo quando já se criou o hábito de abrir uma app numa certa posição).

Com o iOS 18, passará a ser finalmente possível manter as apps nos lugares que se quer. Resta saber se a Apple desta vez reconhecerá estar atrasada umas décadas em relação à concorrência, ou se irá apresentar isto como sendo mais uma das suas grandes inovações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)