2024/03/25

Notícias do dia

UE não aceita app stores alternativas como a Apple quer; BYD Seal Performance falha na tracção às 4 rodas; iOS 18 vai deixar colocar apps em qualquer ponto do ecrã; uso do X continua em queda; quanta energia recuperam os carros eléctricos; como fazer uma micro-consola Pong de bolso com ESP32; falha Unsaflok deixa 3 milhões de fechaduras electrónicas em risco; e tema KDE malicioso apaga computadores.


Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Apple começa a actualizar iPhones dentro das caixas

A Apple vai finalmente assegurar que todos os iPhones comprados vêm com a mais recente versão do sistema, usando um curioso sistema wireless que permite efectuar o processo de actualização com os iPhones dentro das embalagens seladas. O sistema é capaz de recarregar os iPhones via wireless e activar o processo de actualização.

Desta forma evita-se a péssima experiência de comprar um iPhone e, logo durante o processo de configuração inicial, se ser confrontado com a mensagem de que existe uma actualização que obriga a ficar a olhar para o ecrã durante mais uns longos minutos.


S Pen do Galaxy S24 Ultra cheira mal

Cheiros e tecnologia são temas que não se pensaria terem nada em comum, mas por vezes acontece. Há relatos de que o S Pen do Galaxy S24 Ultra cheira a plástico queimado, e que tem estado a preocupar alguns utilizadores ao ponto de lhe chamarem "Stinky Pen".

Mas, ao que parece, não há caso para alarme, sendo apenas causado pelo aquecimento do próprio smartphone, especialmente quando sujeito a tarefas mais intensivas, e que aquece o S Pen quando está alojado no interior do smartphone, fazendo com que produza o odor que muitos consideram desagradável. Talvez para a próxima geração a Samsung possa ter mais atenção e escolher um tipo de plástico que seja mais aromático.


China proíbe CPUs Intel e AMD nos PCs do governo

A China continua a retribuir o afastamento que os EUA (e o ocidente em geral) têm tido face a algumas das suas empresas, agora anunciando que será proibido utilizar chips ocidentais, como os CPUs Intel e AMD, nos PCs governamentais. Este afastamento não se faz sentir apenas no hardware, havendo também medidas idênticas a nível de se deixar de utilizar o Windows e outros softwares de empresas ocidentais.

Com isto, a China visa também incentivar o uso e desenvolvimento de hardware e software próprios, que evitem situações como as que têm atormentado a Huawei nos últimos anos, quando ficou impedida de utilizar chips ocidentais e aceder a serviços como os da Google - isto numa altura crítica onde já estava prestes a ultrapassar a Samsung e tornar-se na marca número um nos smartphones.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: As primeiras tomadas eléctricas começaram a ser utilizadas no Reino Unido na década de 1880, oferecendo uma forma fácil e cómoda de ligar dispositivos à rede eléctrica que começava a chegar às casas. Até aí, eram comuns existirem adaptadores de enroscar que permitiam ligar coisas como ventoinhas e aspiradores aos casquilhos das lâmpadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)