2024/03/27

Tesla quer criar rede 5G privada para os seus carros e robots

A Tesla quer criar uma rede 5G privada, para assegurar a comunicação com os seus automóveis e robots.

Os automóveis da Tesla já têm disponível uma ligação permanente à internet, que possibilita as actualizações remotas e acesso a serviços, mas a Tesla quer que isso passe a ser feito através da sua própria rede 5G, conforme revelado por uma oferta de emprego no LinkedIn.

Por agora parece subentender-se que o objectivo será criar uma rede 5G apenas dentro das instalações da Tesla (e fábricas que possam adoptar os robots humanóides Optimus), mas tendo em conta que a nova geração de satélites Starlink tem capacidade para comunicações directamente com equipamentos móveis no solo - o que inclui não só os smartphones, mas também automóveis e robots - facilmente se pode antever que o objectivo da Tesla seja cortar com os intermediários (as empresas de telecomunicações tradicionais) e controlar toda a rede de comunicação.

Entretanto, Musk também avançou com a previsão de que o robot Optimus poderá custar "menos de metade do preço de um carro". Algo que tem dado que falar mas que, na habitual tradição de Musk, pode significar muitas coisas. Se se referir a um destes robots custar menos de 20 mil dólares (metade do preço de um Model 3), então sem dúvida que será revolucionário; mas se estiver a tomar por referência um Bugatti Chiron de 3 milhões de dólares, então a metade do preço não será nada de revolucionário. Por outro lado, se nem conseguiu cumprir a promessa de preço que tinha feito para o Cybertruck, não há grandes motivos para acreditar que desta vez seja diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)