2024/03/03

Tesla Superchargers mais caros para não-Teslas - a não ser que se tenha subscrição

Nos EUA, a abertura dos postos Supercharger da Tesla a veículos eléctricos de outras marcas vem com uma pequena surpresa.

Depois de muito tempo de espera, a Tesla efectivamente abriu os postos Supercharger, que eram de uso exclusivo para os Tesla, para os automóveis de outras marcas (usando um adaptador CCS para NACS). Algo que chega numa altura em que a sua ficha também tem estado a ser adoptada como novo standard nos EUA e com a maioria das marcas a já se ter comprometido a usá-la nos seus futuros modelos. É uma combinação que faz com que os postos Supercharger passem a estar disponíveis para todos os que o quiserem usar, mas com um pequeno pormenor.

Quem não tiver um Tesla e quiser carregar num posto Supercharger irá pagar mais 35% pelo carregamento do que quem tiver um Tesla. Mas a parte curiosa é que a Tesla disponibiliza uma solução: quem quiser ter acesso aos mesmos preços que os clientes Tesla, terá apenas que subscrever a Supercharging Membership por $12.99 por mês.
O diferencial de preço faz com que a subscrição se torne vantajosa para quem estiver a pensar carregar mais de 100 kWh por mês nos postos Supercharger. Mas não deixa de ser uma estratégia interessante para a Tesla, que assim consegue múltiplos objectivos: 1) incentivar que as pessoas comprem um Tesla para escaparem à necessidade de subscrição; 2) para quem tiver carros de outras marcas, ainda assim conseguir ir buscar uma fonte de receita recorrente via mensalidade (além do custo da energia vendida nos carregadores).

A Tesla também já iniciou alguns programas piloto de abertura dos Supercharger na Europa, mas ainda há muita incerteza sobre como essa possibilidade poderá chegar a Portugal devido à Mobi.E.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)