O Tor Project tem um novo sistema - WebTunnel - concebido para contornar tentativas de bloqueio da rede Tor.
A rede Tor é uma infeliz necessidade dos tempos modernos, que nos relembra que nem todos os países permitem um acesso livre à internet global, podendo ser usada para contornar censura e bloqueio de sites, e / ou para proteger a privacidade dos visitantes. Isso faz também com que seja um dos serviços que determinados países mais tentam bloquear, uma tarefa que a partir de agora se tornará mais difícil.
Com o WebTunnel as comunicações Tor passam a estar disfarçadas como ligações HTTPS convencionais, tornando-se praticamente impossíveis de ser bloqueadas, já que o bloqueio de ligações HTTPS impediria o acesso a inúmeros outros serviços na net.
O projecto diz já existem mais de 600 pessoas a utilizar este novo tipo de ligação diariamente, permitindo que pessoa em regiões como a Rússia e China possam aceder à internet "do resto do mundo" sem ficarem limitados pelos filtros que são aplicados. Existem actualmente cerca de 60 bridges WebTunnel, mas é de esperar que com o lançamento oficial desta funcionalidade, esse número - e o de utilizadores - aumentem rapidamente ao longo das próximas semanas.
2024/03/15
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)