2024/04/17

App Copilot indesejada aparece nos Windows Server 2022

Administradores de sistemas com máquinas Windows Server 2022 foram surpreendidos ao verem uma app Copilot adicionada ao sistema.

Não é segredo que a Microsoft tem apostado fortemente nos sistemas AI e no seu Copilot, e está no seu direito de o fazer. No entanto, há que ter um pouco de moderação quando se trata de fazer alterações não anunciadas em sistemas que são usados por empresas.

A MS já tinha tentado adicionar o Copilot às versões de teste do Windows Server 2025, que levou a bastantes críticas por parte dos utilizadores, acabando por levar à sua remoção. A principal preocupação é a de que, como o Copilot envia as perguntas para serem processadas em servidores externos, existe o receio de que o assistente possa acabar por enviar informação confidencial de uma empresa para um serviço externo sobre o qual não se sabe bem o que poderá fazer com esses dados.

O problema é que, apesar de já ter passado por esse incidente negativo, a MS ainda assim fez surgir uma app Copilot no Windows Server 2022 (e também nos Windows 10 22H2 e Windows 11 21H2). Uma app que a MS diz que foi instalada indevidamente por uma actualização do Edge em sistemas em que não deveria ser instalada.
A MS tenta desvalorizar o caso dizendo que os administradores de sistema não se precisam preocupar porque a app, mesmo estando instalada, não está em estado funcional e não permite o uso do Copilot mesmo que se tente utilizá-lo. Diz que é apenas um componente destinado a preparar os sistemas para que no futuro possam receber o Copilot.

Ora, de qualquer forma, não é algo que dê grande confiança aos utilizadores. Se desta vez houve esta falsa instalação por engano, que garantias se têm que no "próximo engano" não seja instalado um Copilot funcional? E o facto de não fazer nada (por agora) também não me parece que sirva para assegurar os utilizadores de que este tipo de falha não possa vir a ser repetida no futuro.

1 comentário: