2024/04/08

CATL lança bateria para 1.5M de km e 15 anos

A CATL continua a dominar no sector das baterias para veículos eléctricos, agora com uma bateria com garantia para durar 15 anos ou percorrer 1.5 milhões de quilómetros.

A par da antiga preocupação com a autonomia, a questão da longevidade das baterias nos veículos eléctricos é outro dos factores que continua a ser usado frequentemente como desculpa para que algumas pessoas continuem a optar por automóveis com motores a combustão. Pois bem, essa desculpa está em risco de deixar de poder ser usada, bastando olhar para as mais recentes baterias da CATL.

A CATL apresentou uma nova geração de baterias, desenvolvida em parceria com a Yutong Bus Co., e criada para fomentar a adopção dos veículos eléctricos em autocarros e veículos comerciais. A bateria vem com garantia assegurada de que durará um mínimo de 15 anos ou 1.5 milhões de quilómetros. Garantias que facilitam o cálculo de eficiência e retorno nos veículos comerciais.

Esta bateria também não sofre qualquer degradação durante os primeiros 1000 ciclos de carga, e é preciso não esquecer que a bateria se mantém utilizável mesmo após 15 anos / 1.5M km, mas sem garantia de que mantenha uma capacidade de carga superior a 80% da capacidade original.
Para quem não precisar de tanto, a CATL também tem uma bateria que se fica pelos 10 anos / 1M km de garantia.

Apesar destas baterias se destinarem, por agora, aos veículos comerciais, a CATL também tem boas notícias para os consumidores finais. Ao longo deste ano a CATL diz que deverá conseguir reduzir o custo das células LFP para metade. E nesta fase, a redução dos custos dos carros eléctricos será provavelmente o elemento mais crítico que ajudará na sua adopção.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)