A Intel poderá ter sido demasiado ambiciosa ao acelerar os Intel Core i9 14900KS para níveis que habitualmente apenas se atingiam com overclock, e agora estar a sofrer o mesmo tipo de problemas que os overclockers mais radicais já conhecem, com chips que ficam danificados e inutilizáveis ao fim de pouco tempo.
Começam a acumular-se os relatos de utilizadores com estes CPUs que se queixam que os mesmos começam a degradar-se rapidamente, começando a gerar ecrãs azuis (BSOD) no Windows, e a certo ponto nem sequer sendo capazes de arrancar o sistema.
Alguns destes utilizadores trocaram de motherboards, memória, fontes de alimentação, placas gráficas, etc. até chegarem à conclusão que o único elemento em comum que poderia estar a causar problemas seria o CPU.The situation with these i9-14900K/KF/KS CPUs is not looking good, either these CPUs are pushed too far from the factory and the silicon is slowly degrading, or the ridiculous PL1/PL2/Current limits some boards impose is accelerating the degradation. https://t.co/cx13XQKxiW
— Charlie (@ghost_motley) April 6, 2024
Se investirem numa máquina com esta geração de CPUs, há quem esteja a aconselhar que façam undervolt para reduzir as probabilidades de danificar o CPU. Ainda assim, não será uma coisa tolerável por quem compra um CPU "de topo" esperando poder tirar o máximo partido dele. Veremos se as queixas continuam a crescer ao longo das próximas semanas, ao ponto da Intel ser forçada a reconhecer que existe um problema real em larga escala.
Actualização: Afinal parece que o problema é ainda mais generalizado e também afecta os Core i9 13th gen.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)