O Reino Unido mudou para selos dos correios com códigos digitais, mas isso não tem conseguido evitar uma vaga de selos falsos no território.
O ano passado o Royal Mail fez a transição dos selos de correio tradicionais para uma nova versão com códigos digitais datamatrix que prometiam maior segurança. Apesar das preocupações destes selos poderem ser usados para fazer invadir a privacidade dos cidadãos, descobre-se agora que também nada consegue fazer para evitar a proliferação de selos falsos.
Muitos cidadãos britânicos estão a ser surpreendidos com a devolução da sua correspondência com a aplicação de uma multa de £5 por estarem a usar selos falsos, que consideram totalmente incompreensível por dizerem que compraram os selos legítimos em lojas dos correios.
Apesar dos correios britânicos admitirem que por vezes se tratam de falsos casos de detecção de selos falsos (culpando as máquinas por serem demasiado sensíveis), aparentemente também terão descoberto empresas chinesas que dizem poder fornecer um milhão de selos britânicos por semana a preço substancialmente inferior ao oficial. Uma operação de falsificação em grande escala que está a ser equiparada a um acto de guerra económica, equivalente à impressão de dinheiro falso.
E com tudo isto, as culpas vão sendo atiradas de um lado para o outro. A China diz que as acusações são totalmente infundadas e que os correios britânicos deveriam investigar os seus próprios fornecedores; os correios acusam os serviços alfandegários por não detectarem e impedirem a entrada de selos falsos no país; e os postos de correio que venderam selos falsos dizem que só venderam selos que fornam fornecidos directamente pelo Royal Mail.
Quase parece um sketch dos Monty Python, mas na vida real.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)