2024/04/14

Novo Dacia Spring começa nos 16.900 euros

O Dacia Spring é um dos mais económicos automóveis eléctricos disponíveis no mercado e recebe agora uma actualização, mantendo um preço base abaixo dos 17 mil euros.

O terceiro automóvel eléctrico mais vendido a clientes particulares, na Europa, o Spring está a ser um símbolo da democratização da mobilidade eléctrica. Em Portugal, em 2023, o Spring foi o 4º automóvel eléctrico mais vendido no país e o 1º a clientes particulares pelo segundo ano consecutivo. Desde o lançamento, em 2021, o Spring já vendeu mais de 140.000 unidades em toda a Europa. Em 2023, as vendas globais dispararam para um recorde de 61.803 unidades, um aumento de 26,4% em relação a 2022. O novo Spring apresenta o mais recente design Dacia, visto pela primeira vez na nova geração do Duster. O estilo robusto e assertivo reforça ainda mais a atractividade do Spring. O impacto desta transformação é visível tanto no interior, que foi completamente redesenhado, como no exterior, onde o tejadilho é a única parte da carroçaria que se mantém do modelo anterior.

Equipamento de série nas versões Essential e Expression, o Media Control é um sistema multimédia controlado pelo volante com informações multimédia e chamadas telefónicas apresentadas no painel de instrumentos digital. Inclui também dois altifalantes, ligação Bluetooth e uma porta USB. Quando ligado à aplicação gratuita Dacia Media Control, os condutores podem utilizar as funções de rádio/média e aceder a outras funcionalidades (por exemplo, navegação) através do seu smartphone, com uma ergonomia concebida para ser utilizada durante a condução.

O sistema Media Nav Live – de série na versão Extreme e opcional na Expression – dispõe de um grande ecrã táctil central de 10 polegadas que incorpora uma navegação inteligente até 8 anos, com condições de trânsito em tempo real e mapas europeus actualizados. Além disso, pode ser utilizado para a utilização sem fios do Apple CarPlay e do Android Auto. O sistema Media Nav Live também inclui duas portas USB.

Os novos ADAS melhoram a gama de equipamento a bordo do Novo Spring para cumprir as mais recentes normas de segurança europeias GSR II: sistema avançado de travagem de emergência (urbano/extra-urbano com detecção de veículos, peões, ciclistas e motociclos), reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade, assistente de ajuda ao estacionamento traseiro, sinal de travagem de emergência, alerta de transposição de faixa, assistência à manutenção na faixa de rodagem, aviso de atenção do condutor e chamadas de emergência (eCall). Para facilitar a vida aos condutores, a Dacia incluiu o elegante botão “My Safety” para um acesso rápido às suas definições ADAS preferidas.
O motor eléctrico de 65 CV está agora disponível a partir do nível de equipamento Expression. Este motor de 65 CV / 48 kW proporciona uma aceleração mais dinâmica, atingindo os 0 a 100 km/h em menos de 14 segundos. Está disponível nos níveis de equipamento Expression e Extreme do Novo Spring. Ainda mais económico e ideal para uma utilização urbana, o motor de 45 CV atinge os 0 a 100 km/h em menos de 20 segundos. Está disponível no nível de equipamento Essential do Novo Spring.

As encomendas do Novo Spring abrem no segundo trimestre, em Portugal, estando as primeiras entregas previstas para o último trimestre de 2024. Os preços começam nos 16.900 euros para a versão Essential com motor de 45 CV, com a versão Expression com motor de 65 CV a custar 18.900 euros e a versão Extreme, também com o motor de 65 CV, a custar 19.900 euros.

[Pela Estrada Fora]

1 comentário: