2024/04/12

Udio gera músicas via AI

O Udio é o mais recente serviço AI de geração de músicas a surgir no mercado, e por agora está disponível gratuitamente.

Depois dos assistentes AI capazes de interagir por texto e por voz, os sistemas AI de geração de imagem (e também vídeo), era inevitável que também surgissem modelos AI especializados na criação de música. Tal como nas imagens e vídeo, também estes assistentes AI de geração de música têm vindo a melhorar ao longo do tempo, com capacidades cada vez mais impressionantes.

O Udio não é o primeiro assistente AI de geração de músicas, mas é aquele que neste momento está a dar mais que falar. Basta descrever o tipo de música que se quer, referindo o estilo ou inspiração de bandas ou artistas, e em breve teremos uma música original criada inteiramente por AI, não só a parte instrumental mas também com parte vocal.
Por vezes os resultados são demasiado parecidos com artistas existentes, o que não deixará de ser "positivo" para o lado do utilizador final mas arriscando-se a criar polémica do lado dos artistas. O serviço diz ter filtros que tentam evitar estes casos, para impedir a geração de músicas com vozes que sejam idênticas à de artistas existentes, mas reconhece que o sistema não é perfeito e pode deixar passar algumas coisas.

Mais do que ter uma playlist temática, não é difícil antever que no futuro se tenham músicas completamente novas criadas no momento de acordo com aquilo que se tenha vontade de ouvir.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)