2024/05/21

Análise ao Huawei Watch Fit 3

A Huawei lançou recentemente o Watch Fit 3, a mais recente geração do seu smartwatch económico.

A Huawei tem longa tradição nos smartwatches e wearables (tendo lançado, na altura, um dos melhores smartwatches Wear OS, o Huawei Watch original) e que tem vindo a manter ao longo dos anos, com novos modelos.

O Huawei Watch Fit 3

O Huawei Watch Fit 3 vem com um ecrã AMOLED de 1.82", GPS é resistente à água, e promete entre 7 a 10 dias de autonomia. Funciona com smartphones Android e iOS através da app Huawei Health.

O relógio tem acabamentos de alta-qualidade, com braceletes com sistema de encaixe rápido. O sistema de carregamento não é wireless, usando um pequeno adaptador magnético com dois contactos, o que também lhe permite ter uma espessura relativamente reduzida (9.9 mm), contribuindo para uma bom nível de conforto ao utilizá-lo no pulso. Pontos positivos também para o sistema de ajuste automático da intensidade da luminosidade do ecrã, evitando frequentes ajustes manuais quando se alterna entre locais escuros e luminosos.

Configuração inicial

Sabendo-se o quanto a Huawei tem estado limitada no acesso aos serviços nos EUA, a utilização do Huawei Watch Fit 3 nos Android obriga a que se instale a app Huawei Health fora da Play Store. Isso pode ser feito com a instalação directa da app, ou instalando a app store App Gallery da Huawei. Nos iPhones, a app pode ser encontrada directamente na App Store da Apple.

O processo não é excessivamente complicado, mas obriga a ter ou criar uma conta Huawei que, a certo ponto, tem uma exigência que me parece ser imensamente abusiva: ter que fornecer um número de telefone. Sem isso não será possível avançar com o processo.

Em utilização

O Watch Fit 3 é bastante prático e fácil de usar, e embora não tenha ecrã always-on, conta com o sistema de ligar o ecrã de forma automática quando se movimenta o pulso para olhar para ele, e é visível mesmo sob sol intenso. Temos também acesso directo ao tracking de actividade através do botão físico lateral, e o botão rotativo aparenta ter um mecanismo de qualidade que nunca deixa dúvidas quanto à sua utilização por intermédio de feedback táctil.

Sendo eu uma pessoa que maioritariamente usa o smartwatch apenas para efeitos de tracking e não para uso mais "avançado", não me custou trocar o Apple Watch por uns dias pelo Watch Fit 3.
O modo de utilização é bastante acessível, com a maioria das coisas a ficar a um gesto de deslizar de distância. Temos também uma enorme variedade de mostradores à escolha, dos mais diversos estilos, muitos deles configuráveis ao gosto do utilizador com "complicações" que podem ser alteradas. Também de realçar que, ao contrário de outros smartwatches económicos, que por vezes se "engasgam" ao navegar pelos diferentes ecrãs, aqui tudo se passa de forma extremamente fluida e sem hesitações.
E claro que não podia faltar o sistema de análise do sono, sempre útil para se perceber se se tem dormido em condições ou se se tem estado sujeito a "interferências nocturnas" que podem afectar o nosso descanso.


Apreciação final

Este Watch Fit 3 é uma excelente opção para quem aprecia o design do Apple Watch mas procura um smartwatch (bastante) mais acessível, e que pode ser usado tanto com iPhones como com Androids. A sua autonomia também nos liberta das preocupações de carregamento diário ou de dois em dois dias - como acontece com muitos smartwatches. Como curiosidade, até temos uma funcionalidade idêntica ao do Apple Watch para "ejectar água" depois de ter sido usado em natação.

Tendo em conta que se trata de um smartwatch com preço recomendado de 159 euros, não há nada de mau a apontar (até o podem apanhar a este preço com oferta de uns FreeBuds SE2) além do detalhe excessivo de ser necessário ceder o número de telefone. Como tal, sai daqui com uma avaliação de escaldante.

Huawei Watch Fit 3

Escaldante

Prós
  • Qualidade de construção
  • Autonomia para uma semana

Contras
  • Exigência de número de telefone para criação da conta


Huawei Watch Fit 3

Escaldante (5/5)

1 comentário:

  1. O artigo indica "embora não tenha ecrã always-on", mas não é verdade, existe essa funcionalidade. E ainda conta com a opção de "rodar o pulso para mostrar AoD ou ecrã normal". Concordo com o facto de ser excessivamente complicado usar a conta Huawei (sobretudo para quem já teve uma como eu e não se recordava da password!). O relógio é de facto excelente, muito leve, elegante, mal se nota no pulso, e com as funcionalidades que se esperam de um equipamento deste género. Os mostradores podiam ser mais e mais variados (alguns são os bonecos tipicamente orientais, outros têm tanto detalhe que é difícil de ver), mas até agora acho que fiz uma excelente compra!

    ResponderEliminar