2024/05/29

Google revelou o seu algoritmo de pesquisa por acidente?

A Google pode ter inadvertidamente revelado o seu algoritmo de pesquisa, e já nada pode fazer para o voltar a esconder.

O algoritmo de pesquisa utilizado pela Google para apresentar os resultados das pesquisas tem sido um dos seus segredos mais bem guardados. E agora, muito desse segredo parece ter sido exposto ao mundo, com mais de 2500 páginas de documentação sobre os sistemas que tratam dos resultados das pesquisas, que surgiram no GitHub no final de Março. Mesmo tendo sido removidos cerca de uma semana mais tarde, já não foi a tempo de evitar que esses documentos tivessem sido apanhados e redistribuídos.

Mas, isto não quer dizer que tenha sido descoberta a fórmula mágica para criar um site que fique na primeira posição dos resultados numa pesquisa. Os documentos revelam os muitos parâmetros que a Google utiliza (até alguns que a Google oficialmente dizia não utilizar, como a reputação dos autores ou a idade de um site), mas não o peso ou importância que é dado a cada um, e que tem importância crítica para a pontuação final atribuída pela Google. Será algo idêntico a ter-se descoberto todos os ingredientes que são usados numa receita, mas sem as instruções de que quantidade deverá ser usada para cada um deles.

Isto acontece numa altura em que os resultados das pesquisas no motor de pesquisa da Google tem sido duramente criticados, com inúmeros sites a dizerem que perderam praticamente todas as visitas que recebiam por seu intermédio, e também com grandes críticas às respostas ridículas que os seus resumos AI têm apresentado.

2 comentários: