2024/05/28

Notícias do dia

Developer mostra icons animados no iOS que a Apple nunca deverá permitir; Phone Link ganha OCR de fotos Android e Microsoft Launcher ganha Copilot; contrariamente ao que se possa pensar o uso de fita magnética continua a crescer no sector digital; ICQ vai encerrar a 26 de Junho; e YouTube salta para o fim dos vídeos para quem usa adblocker.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Apple com chip de 2nm em 2025

Contrariando alguns rumores, a TSMC diz ter tudo preparado para começar a produzir a primeira geração de chips de 2nm em volume, para a Apple, já no próximo ano (2025) para a geração iPhone 17.

O chip A17 Pro usado nos actuais iPhone 15 Pro é fabricado num processo de 3nm, com o mais recente M4 que equipa os iPad Pro a usar uma versão melhorada deste processo. A mudança para os chips de 2nm permitirá aumentar o desempenho em 10-15% e reduzir o consumo até 30% face ao processo actual. Ao estilo do que aconteceu com os chips de 3nm, também o primeiro ano de produção de chips de 2nm da TSMC deverá ser dedicado inteiramente aos chips da Apple.


Portáteis Chromebook Plus com 1 ano de Google AI Premium

Ao estilo da Microsoft, que tem aplicado o seu Copilot em tudo o que pode, também a Google está a começar a promover o seu Gemini de todas as formas que pode. Para quem comprar um dos novos Chromebeook Plus, terá até a oferta de um ano de Google AI Premium, com acesso ao Gemini Advanced, Gemini for Workspace, e 2TB de espaço. Uma oferta no valor de 240 dólares que acaba por ser um valor idêntico ao que se pagaria para ter acesso ao ChatGPT Plus, que nos dá acesso ao assistente AI da OpenAI, mas sem espaço de cloud.

Está visto que todas as empresas estão numa corrida para se tentar colocar na posição de ter o serviço AI que se torne no preferido dos consumidores; leia-se: que seja aquele pelo qual estão dispostos a pagar mais uma mensalidade. Só que aqui, ao contrário dos serviços de streaming, que até se pode considerar ter mais que um, será difícil assumir que a maioria das pessoas esteja disposta a pagar por mais que um assistente AI (e isto sem contar que muitos nem sequer aceitarão pagar por um enquanto houver serviços AI de acesso gratuito).


Apple recupera vendas na China

Sem grandes surpresas, o efeito das (pouco habituais) reduções de preço dos iPhones na China não se fez esperar, resultando num aumento de 52% nas vendas de iPhones na China em Abril.

No entanto, há que colocar este crescimento em perspectiva, uma vez que Apple sofreu uma queda de 37% nas vendas nos primeiros dois meses do ano, só em Março tendo registado sinais de recuperação com um aumento de 12%, passando para um valor mais significativo em Abril. A Apple aplicou descontos que podiam ser superiores a €300 (dependendo dos modelos), e pode sinalizar que - pelo menos na China - a Apple pode ter atingido o limite de preço que os consumidores chineses estão dispostos a pagar por iPhones.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os primeiros sistemas de HDTV da era moderna foram criados pela NHK no Japão em 1979. Conhecido como Hi-Vision, tinha um formato alargado de 5:3 (um pouco menos que o actual 16:9) e já disponibilizava uma resolução de 1125 linhas. No entanto a largura de banda necessária (era um sistema analógico) nunca permitiu uma adopção generalizada. Só no início da década de 90, com a transição para o digital e com recurso à compressão, o HDTV ganhou as bases para se tornar de interesse para os canais de TV.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)