2024/06/19

A detecção idiota de conteúdos "violentos" no Facebook

Apesar de se estar na era "AI", o Facebook insiste em usar ferramentas de moderação automática completamente idiotas, que marcam tudo como conteúdo violento.

Goste-se ou não, o Facebook ainda é uma plataforma que movimenta milhões de pessoas e que não se pode ignorar. Há muito que por lá marcamos presença com republicação dos nossos artigos e com um canal dedicado às promoções diárias mas, tirando assim, confesso que não lhe presto muita atenção. Daí ter sido surpreendido por um alerta de que tinha dezenas de publicações que tinham penalizadas por conterem "conteúdo gráfico violento".

Ora, espreitando a que publicações isto dizia respeito, alternavam entre publicações completamente banais, de coisas tão variadas como notícias sobre automóveis ou promoções de produtos electrónicos.
Tive que perder longos minutos a seguir um ritual de clicar em cada uma das supostas infracções, passar um ecrã de aviso a assustar, escolher uma justificação para o pedido de revisão, e avançar com o processo; uma por uma. E demonstrando ainda mais a idiotice de todo o processo, a remoção da penalização e categorização foi feita de forma imediata, parecendo revelar que o próprio Facebook sabia ter errado.

Isto acontece numa altura em que a Meta se tem vitimizado face às restrições europeias de acesso aos conteúdos dos utilizadores para que treinem os seus modelos AI, apesar de impor aos utilizadores regras abusivas que dificultam a não aceitação desse tipo de uso.

1 comentário:

  1. O futuro da humanidade é brilhante, não haja a menor sombra de dúvida...
    🤢🤢

    ResponderEliminar