2024/06/19

TDK promete salto revolucionário nas baterias

A TDK diz ter conseguido dar um salto revolucionário a nível da densidade energética em baterias de pequenas dimensão, adequadas para smartwatches, headphones e earphones.

A nova bateria de estado sólido da TDK promete uma densidade energética de 1000 Wh/l, superando em muito as baterias idênticas no mercado (com meros 50 Wh/l) e também as baterias circulares recarregáveis que podem chegar aos 400 Wh/l. Este salto foi possível graças à utilização de um novo material cerâmico, que possibilita aumentar drasticamente a capacidade de armazenamento de energia.

Infelizmente, o uso deste material cerâmico faz com que este avanço só possa ser aplicado (por agora) a baterias de pequena dimensão, como a de smartwatch, earphones, headphones, etc. pois o fabrico dos elementos cerâmicos de maior dimensão tornam-se extremamente complicados e também mecanicamente mais frágeis. Ou seja, não devemos ver este avanço chegar aos smartphones, tablets, e muito menos aos automóveis eléctricos, a curto prazo.

Ainda assim, e sendo a TDK um dos fornecedores da Apple, é esperado que estas novas baterias possam vir a ser usadas nas próximas gerações do Apple Watch (fala-se de um novo Apple Watch mais fino, que já poderá tirar partido desta capacidade extra das baterias). Veremos que tal este avanço se materializa em melhorias de autonomia no mundo real.

1 comentário:

  1. Volta e meia lá vem uma noticia de um avanço revolucionário nas baterias... Nunca vemos é esses supostos avanços chegar ao mercado...
    Continuamos com smartphones com baterias que duram 1 dia e smartwatchs que duram 1 semana com sorte!
    Ah.. mas são muito mais finos... eu quero lá saber que o smartphone é 2mm mais fino se continua a ter bateria apenas para 1 dia!

    ResponderEliminar