Algumas das novidades mais aguardadas do iOS 18, como o Apple Intelligence e iPhone Mirroring, não vão chegar à Europa - com a Apple a dizer que é por culpa do DMA.
A Apple muito tem sofrido com o DMA (Digital Markets Act) que, entre outras coisas, exigiu que a Apple permitisse a existência de app stores alternativas, e que tem sido ponto recorrente de conflitos entre a empresa da maçã e as entidades europeias devido à forma "habilidosa" como a Apple interpreta essas exigências. Interpretações que resultam em situações ridículas, como a Apple continuar a cobrar comissões mesmo sobre apps gratuitas distribuídas por lojas alternativas, e que têm merecido investigações adicionais e ameaça de multas "bilionárias" por parte da UE.
Por isso, não é surpresa que a Apple continue a fazer todas as manobras possíveis para demonstrar o seu descontentamento e tentar direccionar a opinião pública a seu favor, agora dizendo que não poderá lançar o Apple Intelligence, iPhone Mirroring, e SharePlay Screen Sharing, na Europa, por recear que sejam incompatíveis com os requisitos do DMA.
Se assumirmos uma posição de boa-fé por parte da Apple, são preocupações que até poderiam ser legítimas, mas que não fazem esquecer que se trata de uma das mais poderosas e ricas empresas tecnológicas do mundo, onde não faltariam os recursos, a todos os níveis, para encontrar solução para isto. Por outro lado, o historial até agora tem sido precisamente o oposto, de tentar contornar as exigências do DMA de todas as formas possíveis; pelo que não seria desadequado que a UE voltasse a insistir que este tipo de atitudes e tácticas possa resultar na aplicação das multas previstas, que podem ser mesmo a doer, com percentagem sobre as suas receitas diárias a nível mundial.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)