2024/06/07

Apple vai usar AI - Apple Intelligence

A Apple vai perder o medo de usar o acrónimo AI, mas obviamente significando Apple Intelligence e não Artificial Intelligence.

A Apple é perita em criar designações próprias para coisas que podem já existir no mercado há anos, e vai voltar a fazê-lo. Até agora, a Apple tem tido imenso cuidado para não fazer qualquer referência a tecnologias "AI" nas suas apresentações, chegando ao ponto de até usar a designação "machine learning", que pode ser tecnicamente mais correcta mas será menos amiga do público em geral. Mas com o iOS 18 a ter como grande novidade as funcionalidades AI, isso seria algo que poderia não ser sustentável. A solução: assumir o controlo da designação AI.

A Apple deverá revelar o seu AI - Apple Intelligence - já no WWDC, em jeito de antecipação para o que teremos nas próximas versões do iOS (18) e macOS. O sistema tirará partido de processamento AI na cloud, com a Apple a fazer uma parceria com a OpenAI para não perder tempo (no futuro, deverá evoluir para um sistema AI seu), e também de processamento AI local nos equipamentos que tiverem hardware adequado para isso.

Para o processamento AI na cloud, a Apple deverá assegurar que tudo é feito usando "ambientes protegidos e isolados", de forma a tentar evitar a habitual (e natural) desconfiança de que esse processamento pudesse ser usado para recolher dados para treino de futuros modelos AI mais avançados. Mas, como nesta altura a MS fez o favor de gerar toda a polémica com o Recall do Windows, pode ser que a Apple nem se tenha que preocupar muito com isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)