2024/06/06

BYD apresenta plataforma para carros de 2000 km

A BYD revelou uma nova plataforma que permite criar automóveis económicos que percorram até 2000 km sem parar.

Antes de mais, importa esclarecer desde já que não se trata de uma solução 100% eléctrica mas sim de um sistema híbrido que combina motor de combustão com baterias e motor eléctrico. De qualquer forma, ter um automóvel que pode percorrer até 2000 km será uma forma de reduzir consideravelmente as visitas aos postos de abastecimento e que, contrariando aquilo que se poderia imaginar, será disponibilizada até nos modelos mais económicos da marca, com preços a começar abaixo dos 13 mil euros.

Não tendo sido ainda revelados detalhes técnicos, a minha suspeita é a de que se trate de uma tecnologia que use o motor de combustão unicamente como gerador para o sistema eléctrico (ao estilo do que alguns modelos já adoptaram há vários anos). Isto permite optimizar o motor para funcionar a uma rotação constante de forma mais eficiente (a BYD diz que esta plataforma se fica por uma média de 2.9l/100km quando tem a bateria vazia) e, por outro lado, evita a complexidade mecânica acrescida de combinar a propulsão do motor a combustão com o motor eléctrico.

Sabendo-se que a transição dos automóveis a combustão para os 100% eléctricos não acontecerá de um dia para o outro, modelos como estes poderão ser o elo que faltava para todos os que frequentemente usam a desculpa da "falta de autonomia" para não optarem por um eléctrico, apesar de 99.9% do tempo apenas percorrerem uma dezena de quilómetros por dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)