2024/06/22

Ford promete condução autónoma de nível 3 em 2026

A Ford diz que os condutores poderão deixar de olhar para a estrada e deixar a condução a cargo dos seus automóveis já em 2026.

Jim Farley, CEO da Ford, parece estar a seguir o exemplo de Elon Musk a nível das promessas de condução autónoma. Afinal, se Elon Musk pode passar quase uma década a vender algo que (ainda) não disponbilizou aos clientes, por que não fazer o mesmo, com o pressuposto de que não irá demorar tanto tempo?

O CEO da Ford diz que a marca planeia disponibilizar um sistema de assistência à condução de nível 3 (L3) daqui por dois anos, que na prática é o patamar base para a chamada condução autónoma. Os sistemas de nível 2, como o próprio FSD (supervised) da Tesla, continuam a depender da atenção permanente do condutor, assumindo que este poderá ter que efectuar o controlo do veículo a qualquer momento. Com um sistema de nível 3, o condutor deixa de ter esse requisito, podendo fazer outras actividades, como ver filmes ou usar o telemóvel, sem prestar atenção à condução. Os sistemas L3 podem ainda passar o controlo do veículo ao condutor se enfrentarem situações inesperadas, mas isso sendo feito com suficiente pré-aviso para que o condutor possa preparar-se para assumir o controlo.
A responsável da Ford diz que a marca já tem este sistema preparado e funcional em protótipos, e tudo o que falta é reduzir os custos da tecnologia de modo a que possa ser integrado nos veículos a preço comercialmente aceitável.

De notar que, ao contrário do sistema FSD da Tesla, que promete conseguir lidar com a condução em todo o tipo de estradas, é provável que este sistema da Ford se limite a poder fazer esta condução autónoma em cenários bem específicos, como auto-estradas. De qualquer forma, isso já seria um passo significativo, já que transferiria para o fabricante a responsabilidade de acidentes decorrentes do uso do sistema.

Agora é só aguardar até 2026 para ver se o CEO da Ford realmente cumpre com as promessas, ou se é apenas uma promessa à Elon Musk.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)