Intel apresenta CPUs Lunar Lake com memória integrada; Instagram testa publicidade obrigatória; AnTuTu lança benchmark para carros eléctricos; Qualcomm reacende guerra Mac vs PC; Apple engana-se no GPU do iPad Air M2 mas diz que não importa; e Windows desactiva método de ultrapassar conta Microsoft na instalação.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cabo Baseus USB-C de 240 W.
Google também ameaça confiscar smartphones com peças não oficiais
Poucos dias depois de terem sido reveladas as condições abusivas da Samsung quanto a reparações - que levaram ao fim da parceria com o iFixit - descobre-se que também a Google está a aplicar regras idênticas. A Google também solicita aos reparadores que confisquem e desmontem equipamentos enviados para reparação que tenham qualquer peça não autorizada pela Google.Há algumas diferenças entre as regras para os EUA e países da Europa: nos EUA a Google reserva-se o direito de nem sequer devolver o equipamento ao cliente; na Europa a Google diz que não efectuará a reparação mas devolverá o smartphone ao cliente. Em qualquer um dos casos, parece ser algo que fica directamente em conflito com as leis de direito à reparação, e que convém que fique esclarecido.
Actualização: A Google já alterou os termos, dizendo que nunca ficará com os equipamentos dos clientes.
Tombo nas acções Berkshire Hathaway
Uma queda inexplicada no valor das acções da Berkshire Hathaway de Warren Buffett podia criar milionários numa questão de horas. A queda de 99.97% foi atribuída a uma falha técnica, dando origem à suspensão das operações em bolsa e escrutínio adicional sobre as 4000 transacções efectuadas.
Estas acções têm um valor na casa dos 630 mil dólares, e caíram para menos de 200 dólares, algumas horas mais tarde regressando a mais de 620 mil dólares. Mas mesmo quem tiver conseguido apanhar as acções ao preço de saldo arrisca-se a não ficar milionário instantâneo, já que noutras ocasiões de quedas abruptas por falhas técnicas, as operações acabam por ser invalidadas.
If you invested $1,000 in Berkshire Hathaway around 10am morning, you would now have $3.4 million.
— Daniel Feldman 🟥 (@d_feldman) June 3, 2024
Warren Buffett is just that good. pic.twitter.com/GdszzyuvWd
Raspberry Pi ganha acelerador AI
Nem o pequeno Raspberry Pi consegue resistir ao fascínio da AI, tendo sido anunciado um novo AI Kit - o Hailo-8L - uma placa de extensão HAT+ que se liga ao RPI e lhe dá um poder computacional acrescido de 13 TOPS.Estes 13 TOPS são relativamente modestos quando comparados com outros chips, mas há que ter em conta que é uma placa adicional cujo consumo se mantém abaixo dos 2 W e que dispensa ventoinhas. Nos exemplos, foram mostradas coisas como detecção de veículos em tempo real, e estimação de pose de pessoas, também em tempo real.
Zoom quer sósias AI para assistir a videoconferências
O CEO do Zoom quer concretizar os desejos de muitos utilizadores, dizendo que no futuro imagina poder disponibilizar uma funcionalidade que cria uma réplica digital AI do utilizador, capaz de assistir a videoconferências por si, e apresentar um resumo condensando da informação importante no final.Na prática, trata-se apenas de capitalizar em algo que, inevitavelmente, acabaria por ser feito pelos utilizadores usando ferramentas não oficiais. Nesse sentido, não deixa de ser interessante ver o serviço a assumir que será melhor fazê-lo por meio de uma funcionalidade oficial. A grande questão é: se actualmente já existem videoconferências que se podem considerar excessivas, arriscamos-nos a entrar numa era em que existam ainda mais videoconferências, a prolongarem-se por horas e horas, pois já se assume que por lá não está nenhum humano real, mas somente assistentes AI que acabarão por resumir tudo aquilo a uma lista de meia dúzia de pontos.
Curtas do dia
- Microsoft abandona desenvolvimento do NTLM
- Bill Gates anuncia livro de memórias Source Code
- ChatGPT esteve inacessível várias vezes ao longo do dia
- Nvidia beta app com captura de vídeo AV1 a 120fps e GPU tuning automático
Resumo da madrugada
- iPhone dobrável em 2027?
- Intel apresenta CPUs Lunar Lake
- Qualcomm reacende guerra Mac vs PC
- Powerbank Veger 30000 mAh a €23.99
- Ganha um cabo Baseus USB-C de 240 W
- Instagram testa publicidade obrigatória
- Netflix abandona Apple TV de 2ª e 3ª geração
- AnTuTu lança benchmark para carros eléctricos
- Apple engana-se no GPU do iPad Air M2 - mas diz que não importa
- Windows desactiva método de ultrapassar conta Microsoft na instalação
Curiosidade do dia: O primeiro lote de 60 satélites Starlink da SpaceX foi lançado para o espaço em Maio de 2019, após o lançamento de dois satélites de teste no ano anterior. Curiosamente, nenhum desses satélites se encontra em funcionamento ou sequer em órbita, tendo cumprido a sua missão e sido desintegrados propositadamente na atmosfera. Em Agosto de 2022, existem mais de 3100 satélites Starlink em órbita, com mais de 2800 em funcionamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)