2024/05/24

Notícias do dia

Spotify desactiva os Car Thin no final do ano; Arc para iPhone ganha um curioso assistente AI "telefónico"; Daylight apresenta tablet DC-1 com ecrã E-Ink fluido; Google Password Manager com partilha de passwords na família; e Apple explica fotos "zombie" que apareceram depois de serem eliminadas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

iFixit termina parceria com Samsung por condições abusivas

A iFixit anunciou o fim da sua parceria com a Samsung, dizendo de forma politicamente correcta que a visão da Samsung quanto às reparações não estava em linha com a sua.

Posteriormente, descobriu-se que a Samsung faz todo um conjunto de exigências que se podem considerar profundamente abusivas e, potencialmente, até ilegais: como fornecer à Samsung todos os dados de qualquer cliente que efectue uma reparação (nome, morada, número de telefone, IMEI, número de série, a sua queixa e relato da reparação), e também retirar imediatamente qualquer componente não oficial que seja encontrado num equipamento, também com envio de relatório para a Samsung.

Sabendo-se que em regiões como a UE as empresas são obrigadas a permitir reparações fora da marca e usando componentes alternativos, não se percebe muito bem estas exigências da Samsung; mas percebe-se bem porque é que a equipa do iFixit preferiu afastar-se disto.


Google Play Store aumenta preço máximo de $400 para $999.99

Depois de ter actualizado os preços na Play Store para um máximo de 400 dólares em 2015 (originalmente tinha um máximo de 200 dólares), a Google volta a fazer um ajuste, agora passando a permitir apps com preço máximo de 999.99 dólares.

Embora possa continuar a parecer excessivo pagar 999 dólares / euros por uma app, esta medida acaba por reflectir a evolução do mercado, e de como as apps deixaram de ser vistas como apenas "mini-apps" para brincar ou com capacidades limitadas, para começarem a ser apps que podem estar à altura dos programas tradicionais nos desktops.


Asus Asus ROG Ally X vai duplicar bateria

A Asus ouviu os clientes, e parece ter tratado dos elementos mais criticados na sua nova ROG Ally X que será apresentada oficialmente na próxima semana.

Esta mini-consola PC portátil vai duplicar a bateria dos 40 Wh para os 80 Wh, e apesar disso vai pesar apenas mais 70 g e ter mais 5 mm de espessura. Teremos também duas portas USB-C, uma delas substituindo a ficha proprietária eGPU da Asus. De resto, mantém-se o mesmo ecrã de 7" a 120 Hz e chip Ryzen Z1 Extreme, mas com a memória a passar de 16 GB para 24 GB. Uma boa actualização que se foca nos pontos principais que se esperava que fossem revistos.


Frigoríficos Samsung assustam clientes com aviso de fim de serviço de TV

Nos EUA, deu-se mais um caso que relembra os pontos menos positivos dos Smart Devices, com os utilizadores dos frigoríficos inteligentes da Samsung com ecrã a receberem uma notificação de que deixariam de ter acesso ao serviço de TV gratuito.

Ora, não sendo tão grave como ter uma actualização ou alteração do serviço que desactivasse o frigorífico foi ainda assim suficiente para causar grande frustração nos clientes, que naturalmente se sentiram enganados por comprar uma coisa com base em acesso a serviços que, agora, lhes seriam retirados. Mas, desta vez, tudo não passou de um mal-entendido, com a Samsung a enviar outra notificação no dia seguinte, a dizer que a anterior mensagem tinha sido enviada por engano. Desta vez.

Infelizmente, não seria a primeira vez (nem a última) em que descobre a "incompatibilidade" da longevidade dos electrodomésticos, que se espera que durem por muitos e muitos anos, ou décadas, com a rápida evolução e alteração dos serviços. São muitas as Smart TVs que, com o passar dos anos, acabam por ficar sem acesso ao YouTube e outros serviços, obrigando a recorrer a TV boxes externas. Esperemos não chegar ao ponto de uma qualquer marca decidiu que o seu frigorífico vai deixar de fazer gelo, a não ser que o cliente passa a subscrever a nova mensalidade "Gelo AI Plus".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Depois do famoso Sputnik da URSS ter entrado em órbita em 1957, os países que se seguiram a lá chegar foram os EUA (1958), França (1965), seguidos do Japão e da China em 1971. E desde então vários outros se juntaram a este grupo espacial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)