A Sony removeu a referência à resolução 8K nas edições mais recentes da PlayStation 5.
A PS5 foi lançada em 2020 e, na altura, a Sony fez questão de deixar bem claro que se tratava de uma consola que suportava resoluções 8K. Mas, como desde logo também se sabia, esse era um suporte meramente teórico que na prática não podia ser usado para jogos complexos. Quatro anos mais tarde, a Sony acaba por reconhecer isso, estando a tirar a referência à resolução 8K das caixas das PS5.
Os fabricantes tentaram convencer o mercado a mudar para televisores 8K, mas até agora isso tem sido uma tentativa falhada. A resolução 8K não traz vantagens significativas face à resolução 4K para televisores com as dimensões mais adequadas para a maioria das pessoas. E no caso específico dos jogos, também está mais que demonstrado que os jogadores dão preferências a jogos que mantenham a fluidez, em resolução 4K ou até mesmo Full HD, do que ter resoluções excessivas e que resultam num jogo com framerate irregular ou com soluços.
Resta agora aguardar para saber se a Sony está a remover o 8K anunciado da PS5 como correcção de algo a que nem deveria ter tido o destaque que teve, ou se o está a fazer para que, por altura do lançamento de uma eventual PS6, quando disser que suporta 8K, não ouvir críticas de que "a PS5 já tinha 8K" (algo que, de qualquer forma, não conseguirá evitar).
2024/06/07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)