2024/07/03

Geração iPhone 16 terá toda o chip A18

Para os iPhone 16 e 16 Pro, a Apple deverá voltar a usar o mesmo chip para todos, mas com algumas diferenças.

Com o lançamento da geração iPhone 14 a Apple quebrou a sua tradição e passou a aplicar chips diferenciados nos modelos Pro e não-Pro, sendo que apenas os iPhone 14 Pro receberam os chips de última geração (A16 Bionic de 4nm) e os iPhone 14 normais se mantiveram com o chip A15 Bionic (5 nm) da geração anterior. Nos iPhone 15 assistiu-se à mesma táctica, com os iPhone 15 normais a usarem o A16 Bionic e só os iPhone 15 Pro a terem o chip A17 Pro de 3nm. Mas agora, parece que teremos nova mudança.

Dizem os rumores que para a geração iPhone 16 a Apple utilizará o novo chip A18 em todos os modelos iPhone 16 e iPhone 16 Pro. No entanto, é bastante provável que estes chips A18 possam ser diferenciados, com os modelos Pro a receberem um A18 Pro com todas as funcionalidades, e os iPhone 16 normais a receberem chips A18 que poderão ter alguns cores de CPU/GPU/NPU desactivados, aproveitando chips que tenham alguns defeitos que levem à desactivação de alguns desses elementos.

A Apple reforçou a encomenda destes chips, esperando que os iPhone 16 sejam particularmente atractivos para quem tem mantido os seus iPhones há alguns anos, porque as novas funcionalidades Apple Intelligence apenas irão estar disponíveis nos iPhone 15 Pro e futuros iPhone 16, o que poderá servir de incentivo para fazerem a actualização para terem acesso a estas novas funcionalidades AI. Ainda assim, poderá ser boa opção adiar a actualização por mais um ano, sabendo-se que o Apple Intelligence irá demorar algum tempo até ficar "pronto para consumo" (vai ser lançado em versão beta, e provavelmente só chegando à Europa no ano seguinte), e só por altura do iPhone 17 com novos chips A19 é que teremos as coisas estabilizadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)