A Google está a expandir as capacidades das Web Apps acederem a dispositivos USB que, até agora, não podiam aceder por motivos de segurança.
A Google está a preparar um novo modo "Unrestricted WebUSB" para Web Apps isoladas, que permite que as apps de confiança possam ultrapassar as restrições de segurança na API WebUSB e aceder a todo o tipo de dispositivos USB no Chrome.
A API WebUSB permite que web apps acedam a dispositivos USB locais. Mas, como se pode imaginar, existem muitas restrições para evitar que uma app maliciosa pudesse abusar dessa capacidade. O acesso a coisas como discos USB, câmaras, microfones USB, etc. é limitado, e dispositivos ainda mais sensíveis, como chaves de segurança YubiKey, Google Titan e Feitian, usadas para autenticação, está totalmente bloqueado.
Mas, de modo a tornar as capacidades das web apps mais próximas das apps nativas, a Google está a trabalhar neste Unrestricted WebUSB. Isto aplica-se apenas a Web Apps Isoladas, disponibilizadas em bundles e com assinatura do developer, e não a web apps executadas directamente da web. Para estas apps, os criadores poderão activar este modo que lhe dará acesso a todos os dispositivos USB tal como se fossem uma app nativa, tornando-se útil para empresas e também para a criação de apps web mais avançadas.
Isto deverá começar a ser testado no futuro Chrome 128 que deverá ser lançado durante o mês de Agosto, e ainda deverá demorar algum tempo até ser promovido a funcionalidade oficial.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)