2024/07/19

Notícias do dia

Sexta-feira negra para as empresa com milhões de computadores Windows encravados devido actualização da CrowdStrike; links curtos goo․gl da Google deixam de funcionar em Agosto de 2025; WhatsApp com favoritos nos grupos e contactos; OpenAI lança GPT-4o mini mais rápido e mais barato; e SpaceX vai criar cápsula Dragon "poderosa" para efectuar a reentrada controlada da ISS em 2030.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth.

Google revela Pixel 9 Pro e Fold

A Google volta a demonstrar que não tem jeito para guardar segredos, e seguindo-se aos primeiros leaks, mostra as primeiras imagens oficiais do futuro Pixel 9 Pro com um monumental bloco de câmaras na traseira, e também do novo Pixel 9 Pro Fold dobrável.
Nos últimos anos a Google também se tem resignado a que não consiga guardar surpresas para o evento de lançamento, acabando por ir revelando as características e funcionalidades antes do evento. A Google vai apresentar oficialmente os novos Pixel 9 a 12 de Agosto, e até lá certamente que já se irá saber tudo o que irá ser dito.




Meta Quest 4 só em 2026

Os interessados na próxima geração de óculos VR/XR da Meta ainda terão que aguardar bastante tempo. As últimas indicações é de que os Meta Quest 4 só chegarão em 2026, aparentemente em duas variantes; com uns novos Quest "Pro" a chegarem no ano seguinte (2027) e posicionados para fazerem frente aos Vision Pro da Apple - ou o que quer que a Apple esteja a preparar para essa altura.

Veremos de que forma a chegada dos supostos óculos "económicos" da Apple poderão afectar estes planos da Meta, embora não deva haver grande procupação até que a Apple lance uns óculos com preço abaixo dos mil euros - o que ainda deve estar a bastantes anos de distância.


Spotify limita uso gratuito internacional

O Spotify parece estar a fazer os possíveis por afastar os utilizadores. Enquanto continua sem disponibilizar o modo "HiFi" que prometeu há anos, agora está a chatear os utilizadores gratuitos com mensagens de que não poderão usar o Spotify se estiverem noutro país por demasiado tempo, incentivando-os a que paguem pelo Spotify Premium.

Estamos a falar do acesso gratuito ao Spotify, que se assumiria ser possível em qualquer país onde o Spotify esteja disponível. Em vez de conseguir novos clientes, mais me parece que tácticas como esta apenas façam com que os utilizadores afectados explorem serviços alternativos.


FTC acusa MS de piorar o Xbox Game Pass

A recente alteração do serviço Xbox Game Pass da Microsoft não passou despercebida à FTC (Federal Trade Commission) norte-americana, que avança com um processo que acusa a MS de estar a piorar significativamente o serviço.

Além do aumento de preços, a MS lança uma modalidade económica mas que não dá acesso a todos os jogos, e também remove o acesso aos jogos no dia de lançamento das restantes modalidades com excepção do plano mais caro. Alterações que a FTC que é uma degradação do serviço, removendo características importantes, como o acesso a todos os jogos, e obrigando os utilizadores a pagar substancialmente mais. A FTC tem feito inúmeras queixas referentes à aquisição da Activision Blizzard pela MS, dizendo que poderia resultar num poder excessivo que levaria à pioria do serviço para os consumidores, e diz que esta alteração do Game Pass o vem demonstrar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Podes reiniciar o Chrome mantendo todas as janelas e tabs actuais escrevendo chrome://restart na barra de endereços.

1 comentário:

  1. Carlos, acho que a alínea "Atentado de Trump usa foto com direitos de autor sem autorização" necessita de uma pequena revisão...
    🫣😬🫠

    ResponderEliminar