2024/07/04

Windows 11 esconde Sign Out e mudança de utilizador

A Microsoft fez nova alteração ao Start Menu do Windows 11, que esconde funções que eram de acesso imediato e usa o espaço para promover o OneDrive e Microsoft 365.

Começa a ficar cada vez mais claro porque motivo a Microsoft tem dificultado o uso do Windows 11 sem conta Microsoft, recentemente tendo até eliminado essa opção da sua documentação oficial. A mais recente actualização para o Windows 11 faz alterações significativas no Start Menu, e que desde já se pode antecipar que não irão agradar a muitos utilizadores.

Até aqui os utilizadores tinham acesso imediato ao sign out e mudança de utilizador clicando no icon do utilizador no Start Menu. Mas com esta actualização a MS passa a mostrar informação sobre o OneDrive e Microsoft 365(!), incentivando os utilizadores a aderirem a esses serviços no caso de ainda não o terem feito.
Quem desejar fazer Sign Out ou mudar de utilizador terá que clicar nos "três pontinhos" para aceder ao submenu, onde estas opções passaram a ser escondidas.
A Microsoft apresenta esta alteração como sendo para benefício dos utilizadores para poderem ver informação sobre os serviços Microsoft de forma imediata, mas parece esquecer-se que muitos utilizadores continuam a lutar contra a insistência da MS em obrigar os utilizadores a terem conta Microsoft para poderem instalar o Windows, e muitos não têm qualquer interesse em utilizar estes serviços, que agora passam a ter posição de destaque face a funções básicas que deveriam ser de acesso imediato.

Veremos qual será a reacção global quando a actualização chegar aos utilizadores nos próximos dias, e se será necessária nova intervenção da UE para relembrar à Microsoft que o sistema operativo não deverá estar associado à utilização obrigatório de serviços (parece estar esquecida de ainda recentemente ter sido obrigada a desagregar o Microsoft Teams).

3 comentários:

  1. Dark patterns... ultimamente só têm implementado práticas de criminosos. É mesmo a sugerir a mudança para Linux.

    ResponderEliminar
  2. Olha, mais um regedit pra mudar isso... 🤔

    ResponderEliminar