A Microsoft continua a dificultar a opção de usar uma conta local no Windows 11, removendo o guia que tinha na sua documentação oficial.
A MS tem insistido em complicar a vida a quem deseja utilizar o Windows 11 sem uma conta Microsoft na cloud, no início de mês tendo removido um dos métodos mais populares de ultrapassar a criação de conta MS "obrigatória" durante o processo de instalação. Agora, está também a fazer desaparecer as instruções de como se podia alterar o windows de uma conta MS para uma conta local.
Na documentação oficial da própria Microsoft existiam instruções de como se pode converter um Windows com conta local num Windows com conta Microsoft, e também de como se pode converter o Windows com conta Microsoft num Windows com conta local. Mas, nesta última semana, a MS optou por remover esta segunda parte do guia - que agora só se mantêm visível graças ao Internet Archive.
Um processo que (ainda?) pode ser feito, para quem usar conta Microsoft, em Settings - Accounts - Your info - e escolhendo "Sign in with a local account instead".
Compreende-se que a MS queira "prender" os utilizadores do Windows e associá-los a uma conta Microsoft, ao mesmo estilo do que a Apple faz com os utilizadores iOS (também obrigados a criar uma conta Apple). Mas isso não quer dizer que seja uma boa ideia, e muito menos numa altura em que a UE tem posto em prática o DMA (Digital Markets Act) que exige uma maior liberdade das plataformas. A própria MS já passou por diversos episódios no passado quanto à sua tentativa de forçar utilizadores a usarem os seus serviços, esperar-se-ia que não tivesse a memória curta, e não se pusesse a jeito para ter que levar novo processo para ser relembrada disso.
Actualização: A MS voltou a adicionar as instruções para conversão para conta local.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)