2024/08/03

5 dicas para ir de férias com um carro eléctrico

Apesar dos habituais receios com a autonomia, fazer viagens longas num carro eléctrico é algo que se vai tornando cada vez mais banal, mas há alguns detalhes que se podem seguir para tornar a experiência mais agradável.

Chegou a época de férias e das grandes viagens e, ao contrário do que se possa pensar, fazer longas viagens com um carro eléctrico, é bastante acessível, além de ser uma opção prática e ecológica. Com algum planeamento, pode facilmente preparar a sua viagem, tendo em conta os tempos de carregamento do seu veículo. A ChargeGuru, especialista europeia em carregamento de veículos eléctricos, apresenta 5 dicas para ir de férias no seu carro eléctrico, tendo em conta os tempos de carregamento.

Prepare o carro

Nos dias antes da viagem é comum preparar as malas, livros e acessórios de praia. O mesmo planeamento aplica-se se tiver um carro eléctrico. É importante carregar previamente a bateria do seu carro eléctrico a 100%, apesar desta prática não ser recomendada para viagens diárias, é totalmente aconselhável para uma viagem longa. Além disso, tal como no carro a combustão, evite sobrecarregar o veículo e a utilização de caixas de tecto, apesar de práticas, impactam na aerodinâmica do veículo e exigem um maior consumo.

Explore os diferentes tipos de carregadores

Existem vários tipos de carregadores disponíveis e é importante conhecer as particularidades de cada um:
  • Carregador normal: até 22 kW – Este tipo de carregamento permite recuperar até 40-60 km (dependendo do carro eléctrico) de autonomia numa hora. Na via pública, na maioria das situações, irá encontrar carregadores com tomada tipo 2.
  • Carregador rápido (superior a 22 kW) e ultra-rápido (a partir de 120 kW) – Num posto de carregamento rápido, conseguirá recuperar até 80% da sua autonomia em 30 minutos/1 hora e num ultra-rápido (PCUR) pode contar com carregamentos em 10/20 minutos. Por toda a Europa é comum encontrar dois tipos de tomadas: CHAdeMO e CCS (Combined Charging System), sendo esta última a mais comum.
Em Portugal a rede de carregamento de veículos eléctricos tem vindo a aumentar bastante nos últimos anos e prevê-se que atinja os 10 mil pontos em 2024, por isso, não deverá ter problemas em carregar o seu veículo durante a viagem.

Ajuste a sua condução

Tal como nos veículos a combustão, a forma como conduz o seu veículo eléctrico, também terá um impacto na autonomia. Por isso, para poupar deverá ter em consideração estes factores:
  • Opte por estradas secundárias em vez de autoestradas. Regra geral, em auto estradas, o consumo do carro será maior.
  • Reduza a velocidade.
  • Sempre que possível, desligue o ar condicionado, aquecimento ou equipamentos ligados à bateria do carro.
  • Procure incluir o tempo de carregamento nos seus planos (por exemplo, durante uma paragem para almoçar ou para conhecer uma cidade nova durante o trajecto)

Planeie o percurso antecipadamente

Ir de férias com um carro eléctrico requer um planeamento cuidadoso da rota e por isso, o melhor é utilizar um simulador de viagem que indique quais os melhores caminhos e pontos de carregamento. Alguns carros eléctricos mais recentes já integram aplicações que permitem fazer este planeamento. Caso contrário, ferramentas como a Chargemap, Next Charge, A Better Route Planner ou o Google Maps podem ajudar.

Estas ferramentas informam sobre o tipo de carregamento, o tipo de conectores, disponibilidade, custos e formas de pagamento disponíveis. Porém, é importante ter em consideração que os pontos de carregamento podem estar cheios ou ter algum problema, por isso, evite chegar com a bateria completamente descarregada para, se necessário, ir para o próximo.

Garanta a segurança do seu equipamento

As férias têm como objectivo relaxar e deixar as preocupações de lado e isso também se aplica à segurança dos equipamentos que ficam em casa. Hoje em dia os pontos de carregamento domésticos têm sistemas de segurança que permitem bloquear acessos não autorizados enquanto se está de férias. Existem carregadores que permitem bloquear acessos através de um cartão RFID, ou através de uma App móvel, é possível evitar acessos não autorizados e garantir que tudo está igual no regresso.


[Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)