Chegou a época de férias e das grandes viagens e, ao contrário do que se possa pensar, fazer longas viagens com um carro eléctrico, é bastante acessível, além de ser uma opção prática e ecológica. Com algum planeamento, pode facilmente preparar a sua viagem, tendo em conta os tempos de carregamento do seu veículo. A ChargeGuru, especialista europeia em carregamento de veículos eléctricos, apresenta 5 dicas para ir de férias no seu carro eléctrico, tendo em conta os tempos de carregamento.
Prepare o carro
Nos dias antes da viagem é comum preparar as malas, livros e acessórios de praia. O mesmo planeamento aplica-se se tiver um carro eléctrico. É importante carregar previamente a bateria do seu carro eléctrico a 100%, apesar desta prática não ser recomendada para viagens diárias, é totalmente aconselhável para uma viagem longa. Além disso, tal como no carro a combustão, evite sobrecarregar o veículo e a utilização de caixas de tecto, apesar de práticas, impactam na aerodinâmica do veículo e exigem um maior consumo.Explore os diferentes tipos de carregadores
Existem vários tipos de carregadores disponíveis e é importante conhecer as particularidades de cada um:- Carregador normal: até 22 kW – Este tipo de carregamento permite recuperar até 40-60 km (dependendo do carro eléctrico) de autonomia numa hora. Na via pública, na maioria das situações, irá encontrar carregadores com tomada tipo 2.
- Carregador rápido (superior a 22 kW) e ultra-rápido (a partir de 120 kW) – Num posto de carregamento rápido, conseguirá recuperar até 80% da sua autonomia em 30 minutos/1 hora e num ultra-rápido (PCUR) pode contar com carregamentos em 10/20 minutos. Por toda a Europa é comum encontrar dois tipos de tomadas: CHAdeMO e CCS (Combined Charging System), sendo esta última a mais comum.
Ajuste a sua condução
Tal como nos veículos a combustão, a forma como conduz o seu veículo eléctrico, também terá um impacto na autonomia. Por isso, para poupar deverá ter em consideração estes factores:- Opte por estradas secundárias em vez de autoestradas. Regra geral, em auto estradas, o consumo do carro será maior.
- Reduza a velocidade.
- Sempre que possível, desligue o ar condicionado, aquecimento ou equipamentos ligados à bateria do carro.
- Procure incluir o tempo de carregamento nos seus planos (por exemplo, durante uma paragem para almoçar ou para conhecer uma cidade nova durante o trajecto)
Planeie o percurso antecipadamente
Ir de férias com um carro eléctrico requer um planeamento cuidadoso da rota e por isso, o melhor é utilizar um simulador de viagem que indique quais os melhores caminhos e pontos de carregamento. Alguns carros eléctricos mais recentes já integram aplicações que permitem fazer este planeamento. Caso contrário, ferramentas como a Chargemap, Next Charge, A Better Route Planner ou o Google Maps podem ajudar.Estas ferramentas informam sobre o tipo de carregamento, o tipo de conectores, disponibilidade, custos e formas de pagamento disponíveis. Porém, é importante ter em consideração que os pontos de carregamento podem estar cheios ou ter algum problema, por isso, evite chegar com a bateria completamente descarregada para, se necessário, ir para o próximo.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)