Apesar dos ocasionais incidentes, a SpaceX tem tornado os lançamentos para o espaço numa coisa verdadeiramente rotineira, e onde as atenções se centram no desenvolvimento da sua Starship (que poderá fazer um impressinante pouso na torre de lançamento já no próximo voo de testes).
Para tudo isto são necessários motores fiáveis e reutilizáveis, e agora podemos ver o mais recente Raptor 3. Um motor que, mesmo visualmente, demonstra uma incrível evolução, eliminando todo o aspecto caótico das gerações anteriores e apresentando-se como um motor super simpificado.
Claro que o aspecto visual não foi o objectivo. Esta nova geração simplifica a produção, mas também dispensa a necessidade de escudos térmicos, reduzindo o seu peso e complexidade, tendo maior impulso e eficiência que os motores Raptor 2.
Ainda não foi dito quando poderemos ver este motor em acção nos lançamentos, mas até lá não faltarão coisas para ver. O próximo voo de teste da Starship poderá ser feito já nas próximas semanas.The amount of work required to simplify the Raptor engine, internalize secondary flow paths and add regenerative cooling for exposed components was staggering.
— Elon Musk (@elonmusk) August 3, 2024
As a result Raptor 3 doesn’t require any heat shield, eliminating heat shield mass & complexity, as well as the fire…
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)