A ida ao dentista poderá em breve passar a contar com a assistência de um robot que acelera os procedimentos significativamente.
Ninguém gosta de ir ao dentista e passar horas de boca aberta enquanto são feitas as intervenções. Mas a Perceptive demonstrou as capacidades do seu robot dentista, numa intervenção real num humano, efectuando uma operação que normalmente demoraria duas horas em apenas quinze minutos.
Num momento histórico para a odontologia, um robot controlado por AI realizou com sucesso um procedimento dentário num paciente humano. O procedimento foi realizado em cerca de quinze minutos, muito mais rápido do que as duas horas normalmente necessárias para dentistas humanos. O robot usou um scanner volumétrico 3D portátil com tomografia de coerência ótica (OCT) para criar um modelo 3D detalhado da boca do paciente, eliminando a necessidade de raios-X e possibilitando a intervenção com a máxima precisão. A primeira tarefa foi preparar um dente para uma coroa dentária, um processo que geralmente requer duas visitas por dentistas humanos. A eficiência do sistema robótico não só acelera o processo como também reduz a necessidade de consultas repetidas. A Perceptive garante que o seu robot pode operar com segurança em todas as circunstâncias, mesmo em caso de movimentos bruscos do paciente.
Embora a ideia de um robot a trabalhar nos dentes possa parecer assustadora, os benefícios são substanciais. A eficiência e precisão dos cuidados dentários robóticos podem levar a tempos de consulta mais curtos, menor desconforto para os pacientes, e expandir o serviço de odontologia a áreas mais remotas.
Simultaneamente, podemos dizer que é mais um passo no sentido de podermos vir a ter verdadeiros robots cirurgiões generalistas, capazes de lidar com todo o tipo de problemas que sejam necessários, ao estilo das "cápsulas operatórias" que vemos em filmes de ficção científica.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)