A Figure revelou o seu novo robot Figure 02, que já está a ser usado em aplicações práticas.
A guerra pelos robots humanóides tem estado a acelerar, passando dos avanços surpreendentes da Boston Dynamics e o seu Atlas, à entrada da Tesla no sector com o seu Optimus, e com empresas como a Figure a passarem da teoria à acção no terreno.
A Figure já tinha alguns dos seus robots humanóides a trabalhar numa fábrica da BMW, e agora apresenta o nova geração, o Figure 02. Com mecânica melhorada e mãos que melhor replicam as mãos humanas. O robot também conta com um sistema AI de reconhecimento e interpretação de voz, dispensando o habitual processo de conversão de voz para texto, interpretação do texto, efectuar o comando, e converter novamente um texto para voz para dar resposta - sendo tudo feito directamente de voz-para-voz.
Embora o Figure 02 continue a ter um processo de caminhar bastante robótico, longe da fluidez de modelos como o Atlas da Boston Dynamics (que tem estado surpreendentemente silenciosa desde que revelou o novo Atlas), a empresa já tinha dito que por agora se tinha focado na precisão de movimentos. Só depois disso se iria focar na velocidade e aumento da eficiência dos trabalhos realizados, sabendo-se que isso serão meramente processos de optimização técnica em função daquilo que o hardware actual permitir.
Será que daqui por 10 ou 20 anos se tornará comum ter um robot humanóide em cada casa, para fazer todo o tipo de operações que os humanos não queiram fazer?
2024/08/07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)