Tirando raras excepções, estamos habituados a que os robots tenham movimentos pouco fluidos e, como se costuma dizer, bastante "robóticos". Mas, as coisas vão melhorando, e desta vez temos uma combinação de robots e controlo AI que permite ter um braço robot capaz de jogar ténis de mesa.
Embora tradicionalmente isto fosse o tipo de coisa que recorresse às fórmulas matemáticas, desta vez o controlo fica a cargo de um sistema AI, treinado com milhares de vídeos e simulações em ambiente virtual, sendo capaz de dar luta a jogadores humanos de nível intermédio, vencendo 55% dos jogos. No entanto, ainda não tem capacidade de fazer frente a jogadores avançados, sendo que para tal teriam que ser feitas diversas melhorias para reduzir o tempo de reacção e permitir reconhecer diferentes efeitos aplicados na bola. Ainda assim, o actual modelo é capaz de se adaptar a diferentes estilos de jogo de diferentes jogadores, antevendo as suas preferências por certas partes da mesa, ou estilo de jogadas preferidas.
Recorde-se que a era de vermos robots "lentos" é apenas uma ilusão. Há mais de uma década já mostravamos robots capazes de se moverem de forma bastante mais rápida que uma pessoa. Imagine-se isso aplicado a um robot humanóide, e começaremos a ter robots com capacidades de "super-heróis".Robotic table tennis has served as a benchmark for this type of research since the 1980s.
— Google DeepMind (@GoogleDeepMind) August 8, 2024
The robot has to be good at low level skills, such as returning the ball, as well as high level skills, like strategizing and long-term planning to achieve a goal. pic.twitter.com/IX7VuDyC4J
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)