Astronautas da cápsula Starliner poderão ter que regressar à Terra à boleia da SpaceX; Apple Intelligence+ pode custar $20 por mês; robot Figure 02 chega com voz e mãos melhoradas; CMF Watch Pro 2 ganha sincronização Google Health Connect; e Nvidia tem usado vídeos do YouTube para treinar AI sem pedir autorização.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.
China lança primeiro lote de satélites "Thousand Sails"
A China lançou o primeiro lote de satélites Thousand Sails, a sua mega-constelação de satélites que permitirá criar uma rede de acesso à Internet idêntica à Starlink da SpaceX - mas deixando um rasto de destroços em órbita.A constelação deverá contar com mais de 14 mil satélites quando concluída, com cerca de 1300 satélites numa primeira fase (650 satélites até ao final de 2025, dando cobertura regional antes da expansão global). O problema é que o foguete utilizado, que já tem tido mau historial em termos de libertar destroços, voltou a libertar cerca de 50 fragmentos que poderão tornar-se um risco para outros satélites. (Actualização: já são 700 fragmentos!)
Como a China está a usar uma órbita de 800 km de altura, estes destroços podem permanecer em órbita durante décadas, ao contrário dos objectos em órbitas mais baixas, onde o maior atrito acaba por fazer com que percam velocidade e reentrem na atmosfera. E se esta tendência se mantiver quando aumentar a cadência de lançamentos desta constelação, existem sérias preocupações quanto ao aumento do risco de um Kessler Syndrome: uma reacção em cadeia em que o lixo espacial destrua outros satélites, criando mais destroços, destruindo mais satélites, de forma continuada.
Microdisplay OLED com 20.000 PPI
Investigadores das Universidades de Soochow e Muenster desenvolverem um novo método de fabrico de ecrãs OLED de ultra-alta-densidade, podendo chegar aos 20.000 PPI (pixeis por polegada). Para comparação, o ecrã de um iPhone 15 Pro Max tem uma densidade de 460 PPI.Esta tecnologia será particularmente interessante para ecrãs em óculos de realidade virtual / realidade aumentada, em que poderão proporcionar imagens de aspecto indistinguível da realidade, sem que sejam visíveis os "pixeis" que denunciam as imagens virtuais. No entanto, é de imaginar que ainda sejam necessários vários anos até que esta tecnologia amadureça e se torne utilizável em produtos comerciais, e ainda mais anos para que tal aconteça a preços acessíveis para a maioria dos consumidores.
OpenAI lança ChatGPT para macOS
A OpenAI lançou a app ChatGPT desktop para macOS, que vem com funcionalidades bastante práticas.
Para além de dar acesso imediato ao ChatGPT, a app permite também o envio de fotos, ou fazer a captura do ecrã ou de janelas de apps específicas, tornando-se num assistente prático de usar em todas as situações, à distância de um atalho do teclado.
The ChatGPT desktop app for macOS is now available for all users.
— OpenAI (@OpenAI) June 25, 2024
Get faster access to ChatGPT to chat about email, screenshots, and anything on your screen with the Option + Space shortcut: https://t.co/2rEx3PmMqg pic.twitter.com/x9sT8AnjDm
Curtas do dia
- Apple prepara novo Mac Mini ainda mais pequeno com chips M4
- X é terreno fértil para desinformação - e Elon Musk só tem piorado a situação
- Processo anti-monopólio da Google pode por em risco sobrevivência do Firefox
- Microsoft também critica Delta Airlines por ter recusado ajuda no caso CrowdStrike
Resumo da madrugada
- Dash cam iZEEKER GD100 a €32
- MicroSD 512GB SanDisk Extreme a €53
- Figure 02 chega com voz e mãos melhoradas
- Apple Intelligence+ pode custar $20 por mês
- Huawei lança MatePad Pro 12.2 com OLED dual-layer
- Nvidia tem usado vídeos do YouTube para treinar AI
- iPad Pro OLED é o mais procurado pelos consumidores
- Android Device Streaming chega aos Samsung, Xiaomi e Oppo
- CMF Watch Pro 2 ganha sincronização Google Health Connect
- Astronautas da cápsula Starliner poderão ter que regressar à Terra à boleia da SpaceX
Curiosidade do dia: Por altura do IBM PC original, o modo mais comum de funcionamento era o modo de texto com 80 colunas e 25 linhas, resultando num total máximo de 2000 caracteres que podiam ser apresentados no ecrã de uma só vez.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)