2024/08/22

Microsoft faz regressar Recall em Outubro

Depois do fiasco da apresentação e lançamento do Recall, a Microsoft prepara-se para fazer regressar a funcionalidade em Outubro.

A Microsoft anunciou que a funcionalidade Recall AI só irá ficar disponível para os Windows Insiders em Outubro. Inicialmente planeada para ser lançada em Junho com os PCs Copilot Plus, a funcionalidade enfrentou atrasos devido a preocupações de segurança e privacidade.

O Recall AI, que faz capturas de ecrã de forma continuada para criar um registo de tudo o que faz no PC, tinha sido prometido para os Windows Insiders "nas próximas semanas" após o adiamento a meio de Junho. No entanto, essas semanas tornaram-se em meses, que Pavan Davuluri, responsável pelo Windows e Surface na Microsoft, diz terem sido necessários para garantir uma experiência segura e confiável antes de ser lançada.
A funcionalidade Recall AI, integrada no Windows 11, efectua capturas de ecrã de forma automática, permitindo que o utilizador posteriormente possa pesquisar, rever, e recuperar trabalhos anteriores através de uma timeline. Apesar das garantias da Microsoft de que a funcionalidade é segura, local e privada, investigadores detectaram falhas cruciais, como a base de dados não estar encriptada, permitindo que malware facilmente pudesse obter um registo completo da actividade dos utilizadores. Outra das críticas era a desta funcionalidade ser activada automaticamente sem opção fácil de a desligar durante o processo de instalação. Coisas que a MS acabou por corrigir.

Veremos como irá correr este relançamento do Recall, sendo esperado que o seu lançamento oficial para todos os utilizadores de forma global só deva acontecer em 2025.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)