2024/08/02

Neura mostra robot humanóide 4NE-1

O fabricante alemão Neura revelou o seu robot humanóide, 4NE-1, a realizar várias tarefas como passar a ferro, cortar comida e mover caixas.

A Neura é uma de treze empresas que receberam acesso antecipado às ferramentas de desenvolvimento de robots humanóides da Nvidia. Uma lista de empresas que incluem a 1X, Boston Dynamics, ByteDance Research, Figure, e outras. Embora a Neura tenha vindo a prometer a revelação do 4NE-1 há algum tempo, o robot parecia estar numa fase ainda inicial de desenvolvimento, já que a empresa se tinha focado no desenvolvimento de robots industriais tradicionais. Aliás, em eventos anteriores, a empresa apenas tinha apresentado modelos não funcionais do 4NE-1, pelo que esta demonstração funcional se torna importante para mostrar que é um produto real.

Ainda assim, e mesmo sabendo-se que o vídeo terá sido feito em condições "ideais", o 4NE-1 parece ficar aquém da capacidade de movimentos de outros robots humanóides, com movimentos com alguns "solavancos", e que parecem indicar que estava a fazer apenas sequências pré-programadas e não a adaptar-se às condições dinâmicas da acção. Quando está a cortar um pepino, vê-se que o pepino sai da posição em que estava e não se consegue ver se o robot se conseguiria adaptar a isso, e de forma idêntica, vemos as rodelas de pepino cortadas a aparecerem automaticamente num recipiente, mas sendo altamente duvidoso que tivesse sido a robot a colocá-las lá.


Ainda assim, é sempre positivo vermos este investimento em robots humanóides que, um dia, talvez possam libertar a raça humana dos trabalhos físicos e permitir que se tenha uma economia mundial onde cada pessoa se possa dar ao luxo de fazer o que desejar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)