O mais recente smartwatch Pixel 3 da Google terá que ser completamente substituído em caso de qualquer problema.
Apesar dos fabricantes fazerem grandes promessas a favor da sustentabilidade, continuam a lançar produtos que demonstram uma postura bastante diferente. No caso do Pixel Watch 3 não parecem estar contempladas quaisquer possibilidades de reparação, com todas as intervenções a resultarem num processo de substituição por um novo relógio.
Esperemos que a Google rapidamente esclareça se isto significa que os Pixel 3 com qualquer tipo de problema vão imediatamente para o lixo ou se são alvo de um processo de reciclagem ou recuperação dos componentes funcionais. Convém também esclarecer se será este o procedimento até para os casos das operações mais frequentes, como a troca de bateria e troca de ecrã - que se esperaria ser algo que estivesse contemplado desde o início da fase de concepção do produto.
Por outro lado, não deixará de parecer um pouco estranho: por um lado tentam passar a ideia de que não incluem carregadores nos smartphones por causa das questões ambientais (e isto referindo-se a um produto que seria "eternamente" funcional e útil), por outro lado, comercializam um produto não-reparável, que ao mínimo problema se arrisca a ir para o lixo.
2024/08/21
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Parece um desastre em termos de negócio. Design industrial serve para isto, mas a Google não parece estar disposta a mudar de estratégia no que toca a hardware.
ResponderEliminarPara que serve um "smartwatch"?
ResponderEliminar🤨🤔🫣