Mantendo a tradição das actualizações com "surpresas indesejadas", a actualização de Agosto do Windows pode impedir o arranque de sistemas Linux com dual boot.
As actualizações de Agosto de 2024 do Windows estão a causar problemas em sistemas Linux configurados com dual boot e Secure Boot activado. Após a aplicação dos updates Patch Tuesday deste mês, muitos utilizadores descobriram que as suas instalações Linux deixaram de conseguir arrancar correctamente.
A causa do problema parece estar na decisão da Microsoft implementar uma actualização do Secure Boot Advanced Targeting (SBAT). Esta actualização tem como objectivo bloquear o arranque de sistemas Linux que não foram corrigidos contra a vulnerabilidade CVE-2022-2601 no GRUB2, uma falha que pode comprometer a segurança do Windows; mas, no processo, penaliza os utilizadores Linux.
A Microsoft diz que a actualização SBAT não deveria afectar sistemas com dual boot, mas os relatos de utilizadores de Linux afectados parecem demonstrar o contrário. Utilizadores de diversas distros, como Ubuntu, Linux Mint e Zorin OS têm-se deparado com erros "Verifying shim SBAT data failed: Security Policy Violation", deixando os seus sistemas inutilizados. Por agora, a única solução para os utilizadores afectados é desactivar o Secure Boot, reinstalar a sua distribuição Linux e, só depois reactivar o Secure Boot.
Tendo em conta que provavelmente ninguém apreciará que uma actualização do Windows encrava o seu sistema Linux, outra das potenciais soluções poderá passar por instalar unicamente o sistema Linux na máquima, e usar o Windows numa máquina virtual, que à partida não deverá ter capacidade de afectar o sistema principal.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)