2024/08/19

X anuncia encerramento no Brasil

O X de Elon Musk encerrou a sua presença física no Brasil, acusando o governo de ameaçar os seus representantes no território.

https://techcrunch.com/2024/08/17/x-says-its-closing-operations-in-brazil/ O X, a plataforma que para sempre continuará a ser referida como o antigo Twitter, anunciou que está a encerrar as suas operações no Brasil. Esta decisão surge devido a conflitos legais com o ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, que tem pressionado a plataforma a bloquear certas contas como parte de uma investigação sobre desinformação eleitoral e alegadas milícias digitais.

Mas aquilo que é considerado por uns como simples medidas legais de protecção do sistema democrático, é visto por outros como uma repressiva medida de censura. A empresa de Elon Musk diz que o ministro ameaçou prender o representante legal do X no Brasil caso a empresa não cumprisse as suas ordens, e que para garantir a segurança da sua equipa, optou por encerrar as suas operações no Brasil. No entanto, apesar de deixar de ter representantes locais, a plataforma continuará a estar acessível para os brasileiros.
No início deste ano, o ministro Moraes abriu uma investigação criminal contra Elon Musk, depois de Musk ter referido que a plataforma não cimpriria uma ordem judicial de bloqueamento de contas. O X mais tarde reverteu esta posição e cumpriu as exigências do tribunal.

Ao estilo do que se passa nos EUA com Trump, parece que o X se está a posicionar para uma versão em "telenovela brasileira" com Bolsonaro, que parece ter conquistado a preferência de Musk.

1 comentário: