A Apple tem tentado as interpretações mais criativas (e favoráveis a si mesmo) das exigências europeias quanto à abertura do iOS e acesso de serviços concorrentes, e isso também se fez sentir na apresentação de uma selecção de browsers alternativos que os utilizadores pudessem escolher em vez do Safari.
Em causa está a pequena diferença de, quando os utilizadores usam um browser que não seja o Safari, a Apple apresenta de forma bem visível a opção para se mudar o browser default para o Safari; mas se os utilizadores estiverem a usar o Safari, a Apple já não apresenta essa mesma opção de mudar o browser default para outro. Algo que a Apple agora casualmente corrigiu, como se não fosse nada de mais, para tentar esquivar-se a uma investigação da autoridade da concorrência britânica.
Recorde-se que mesmo os browsers alternativos no iOS estão obrigados a usar o motor WebKit do Safari, sendo que a verdadeira abertura a browsers verdadeiramente alternativos e usando outros motores é algo que também foi exigido e que a Apple diz que irá permitir, apenas nos países europeus - muito provavelmente dando origem a nova ronda de lutas para poder ter acesso às mesmas funcionalidades de acesso ao sistema que a Apple usa no seu próprio browser.This is so scummy. As the early screenshots showed, Apple was hiding browser choices when the browser was set to Safari. If this were a genuine bug, they could have simply said so and nobody would have faulted them, as we didn’t fault Apple over the initial app marketplace…
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) September 7, 2024
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)